Quantas ultrassom uma grávida faz?

Perguntado por: amelo . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

[GUIA] Todos os exames que uma grávida deve fazer: 8 testes + 4 ultrassonografias. A descoberta de uma gravidez é motivo de muita alegria e também é o início de um período de muito cuidado com a saúde a futura mamãe e do bebê que está se formando.

Quantos ultrassom a gestante tem direito pelo SUS? Ela deve e tem direito a realizar todos os exames e deve fazer, pelo menos, três ultrassons durante o pré-natal, um a cada trimestre, mas além desses tem muitos outros”, acrescenta o obstetra.

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação:

  • -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas.
  • -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas.
  • - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

Ultrassom morfológico é o exame de imagem responsável por avaliar a gestação detalhadamente. Ele é feito de forma simples, indolor e rápida em dois trimestres da gravidez. Assim, temos o ultrassom morfológico de 1º e de 2º trimestres, sendo que cada um deles analisa diferentes detalhes.

Ultrassom 4D
Esse exame é feito principalmente no diagnóstico de uma malformação.

Normalmente, você pode descobrir o sexo do seu bebê por meio de ultrassom, que pode ser realizado entre a 18º e 20º semana. O técnico de ultrassom vai examinar a imagem do bebê, analisando os órgãos genitais em busca de diferentes características que sugiram se tratar de um menino ou menina.

Uma nova lei sancionada no último dia 15 estabelece que as grávidas na rede pública de saúde deverão ter acesso a pelo menos dois ultrassons transvaginais nos primeiros quatro meses de gestação e a um ecocardiograma fetal – um exame que avalia o coração do bebê – como parte dos exames pré-natais.

A formação acontece no primeiro trimestre da gravidez
O primeiro trimestre é o mais delicado porque nesse período há maior chance de ocorrerem não apenas as más-formações, como também os abortos espontâneos. A alimentação da mãe é fundamental para a gravidez de sucesso.

No início da gravidez é recomendado o exame de Beta HCG, que consiste em uma coleta de sangue e valores aumentados estão relacionados ao diagnóstico da gestação. Assim que a gestação for confirmada, outros exames são necessários e importantes para avaliar a saúde da mãe.

O exame de sangue para detectar a gravidez é o Beta hCG. Para realizar o exame, o recomendado é aguardar 10 dias após a fecundação, ou após 5 a 10 dias de atraso menstrual.

O exame permite acompanhar o desenvolvimento e saúde do feto, além de analisar as condições e riscos da própria gestação. A grávida deverá realizar o ultrassom pelo menos três vezes: a cada trimestre gestacional. Em cada um é possível avaliar diferentes informações.

São recomendadas no mínimo 6 consultas de pré-natal durante toda a gravidez. O ideal é que iniciem nos primeiros três meses de gestação. Ainda durante o pré-natal, a mulher deve ser vinculada à maternidade em que dará à luz.

A rede pública também terá que fazer pelo menos dois exames de ultrassonografia transvaginal durante os primeiros quatro meses de gestação. Atualmente, não existe essa obrigatoriedade.