Quantas túnicas tinha José?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Estas são as características de um servo, para receber as quatro unções, as quatro túnicas espirituais de José.

É formada por três camadas: a túnica íntima, a túnica média e a túnica adventícia. A túnica intima é constituída pelo endotélio (tecido epitelial pavimentoso simples) que reveste o vaso internamente, e pelo tecido conjuntivo subendotelial (delicada camada de tecido conjuntivo frouxo).

Sendo o primeiro filho de Raquel, a segunda esposa de Jacó, José recebeu a primogenitura. Imagina-se que a “túnica de várias cores” que Jacó deu a José (ver Gênesis 37:3) represente o fato de José ter recebido a primogenitura.

A túnica de José foi um presente dado por Jacó, seu pai, e o seu significado indicava o favoritismo e a proeminência de José em comparação aos seus irmãos. Devido a algumas traduções do texto bíblico do Antigo Testamento, a túnica de José ficou popularmente conhecida por ser uma túnica colorida e bem adornada.

1. [ Vestuário ] Peça de roupa inteiriça e, geralmente, folgada, de comprimento variável, que cobre o tronco e parte das pernas. 2. [ Vestuário ] Peça de roupa que os povos da Antiguidade Clássica traziam sob o manto ou capa.

Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!” (Lc 3,11)

A primeira túnica de José foi feita e dada pelo seu pai Jacó. Era um túnica muito linda de várias cores; porém não durou muito pela inveja e ódio de seus irmãos, que na tentativa de matá-lo devolveram a bela túnica ensanguentada ao seu Pai Jacó, que chorou amargamente (Gn 37,23).

Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele.

A parede do intestino delgado consiste em quatro túnicas: (1) a mucosa, (2) a submucosa, (3) a túnica muscular e (4) a serosa ou peritônio. As diferenças histológicas são observadas nas túnicas mucosa e submucosa das três porções do intestino delgado.

A “túnica colorida” de José o colocava em posição de destaque em relação aos outros filhos (Gn 37.3). Isso corroborava o sentimento de predileção de Jacó por José.

Assim como muitos outros trajes típicos dos muçulmanos, a túnica tem sua origem nas tribos de beduínos que habitavam o Oriente Médio no século VI.

A túnica como vestimenta usada pelos sacerdotes a serviço do templo. A túnica passou a ser usada no serviço do templo era feita e costurada em tecido fino de cor branca, na forma de uma longa camisola tendo mangas estreitas e cordões que são amarrados nos pulsos, para não atrapalharem.

José foi vendido como escravo pelos próprios irmãos e comprado por Potifar, que era capitão da guarda do Faraó. José, mesmo na servidão, transformou todas as experiências e situações pelas quais passou em algo bom, por mais difíceis que fossem.

Tão fiel que não se queixou. Seus irmãos, movidos de ciúme, inveja, crueldade, venderam José aos ismaelitas e, pegando a sua túnica dada pelo pai e matando um cabrito, a mancharam com o sangue do cabrito e o levaram a Jacó mentindo dizendo que José fora devorado.

Significa Deus acrescenta e indica uma pessoa sensível, confiante e generosa, que sofre com os problemas alheios.

A túnica de São José normalmente vem pintada na cor roxa, azul ou branca. O roxo representa a penitência, mas também (e mais aplicado a São José) a fé, a paciência e a confiança.

A capa era geralmente feita de um material mais pesado do que a túnica, e era mantida no lugar com um cinto feito de tecido ou couro.