Quantas tribos Josué liderou?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

O livro de Josué relata a conquista da terra prometida, almejada durante os quarenta anos que o povo esteve no deserto, e também conta que foi com base nas doze tribos que se organizaram a fim de dividir a terra.

No capítulo desta segunda-feira (22) de A Terra Prometida, o Brasil se emocionou ao ver a travessia do rio Jordão, momento em que Josué conduz o povo hebreu rumo a Canaã. Foram 12 as tribos de Israel que participaram dessa importante passagem bíblica.

A História de Josué
Ele era filho de Num, da tribo de Efraim (Números 13:8).

A tribo de José recebeu uma herança dobrada por causa da primogenitura. Essa herança dobrada foi dividida entre os dois filhos de José, Efraim e Manassés. Como resultado, esses dois filhos receberam o status de tribos separadas em Israel (ver Gênesis 48:5), formando um total de treze tribos de Israel.

As tribos de Judá e Benjamim permaneceram leais à Casa de Davi. Essas tribos formaram o Reino de Judá, que existiu até que Judá foi conquistada pela Babilónia em c.

Não houve um sucessor de Josué em Israel, pelo menos não nos mesmos moldes de sua liderança e da liderança de Moisés, antes dele. Josué foi escolhido por Deus para suceder Moisés na liderança do povo de Israel já no final do período de peregrinação pelo deserto.

Enquanto os filhos de Israel estavam no lado leste do rio Jordão esperando para atravessar para Canaã, as tribos de Rúben e Gade pediram a Moisés se poderiam ter uma herança no lado leste do rio, porque acharam que a terra parecia boa para o gado.

Grupo Calebe Universal
Josué e Calebe, foram as duas únicas pessoas que saíram do Egito junto com Moisés, e o povo de Israel e entraram na Terra Prometida. Eles compartilhavam da mesma fé, e juntos, se dedicavam a obedecer o que Deus lhes falava.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Resuma Josué 12–21 e explique que Josué deu uma herança a cada tribo na terra prometida e que o tabernáculo foi colocado num lugar chamado Siló (ver Josué 18:1). Explique aos alunos que os levitas não receberam uma terra específica, mas ganharam 48 cidades dentro da herança das outras tribos.

Após vencerem a guerra contra os amalequitas, Moisés parabeniza Oseias por sua fé e muda o nome do sobrinho para Josué, que significa: "Deus é a salvação".

Tribo de Judá
Judá vendeu José como escravo e, depois, enganado, acabou dormindo com sua nora. Apesar disso, Judá se tornou a maior das tribos de Israel. Como personagens históricos dessa tribo, tem-se o Rei Davi e seus descendentes. Isso significa que Jesus era da tribo de Judá.

tribo de Judá

De acordo com a árvore genealógica descrita na bíblia, José, marido de Maria e pai terrestre de Jesus Cristo, é descendente direto da tribo de Judá. Assim sendo, Jesus também pode ser considerado descendente da família de Judá e do rei Davi.

O primeiro rei dessa nova entidade foi Saul, que era da tribo de Benjamim, que, naquele momento, era a menor das tribos.

Neste caso, as tribos do Êxodo teriam sido aquelas de maior destaque na narrativa bíblica, ou seja, Judá, Levi, Simeão, Benjamim, e as meio-tribos de Efraim e Manassés, o que enfraqueceria toda a base histórica da narrativa do Êxodo.

As Doze Tribos de Israel (Ruben, Simeão, Judá, Zebulão, Isacar, Asher, Neftáli, Efraim, Manassé, Gad, Benjamim e Levi) ligam-se à Palestina, situada a sul da Síria.

tribo de Efraim

Davi até então era apenas, de acordo com a tradição bíblica, um jovem de bela aparência, pastor das ovelhas de seu pai Jessé (I Sm 16,11-12), filho um dos membros mais pobres da tribo de Efraim (I Sm 18,18), que vivia em Belém de Judá (I Sm 17,12).