Quantas tomadas posso colocar em um disjuntor?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança.

Já para as tomadas de uso especial, não é recomendado o uso de 2 ou mais tomadas no mesmo circuito, ou seja, para equipamentos de alta potência como por exemplo, ar condicionado, máquina de lavar ou secador de cabelo, você não deve puxar uma tomada de outra, porque o risco de sobrecarga e aquecimento é muito alto, ...

Tomadas de 20A
Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W.

Examine o painel elétrico.
Cada disjuntor deve ter o valor de sua amperagem marcado no interruptor. Trata-se da amperagem máxima que o circuito é capaz de suportar antes da queima do fusível. Geralmente, os disjuntores padronizados fazem uso de 15 a 20 ampères para residências ou circuitos de alta carga.

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

TUG (Tomada de Uso Geral)
Para instalar tomadas com circuito monofásico de uso geral use fios de 2,5 mm2 e de preferência disjuntores de 10 A, pois as tomadas são fabricadas para suportar até esta amperagem.

Disjuntor de curva B – Utilizado para cargas com baixa corrente como aquecedores, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes.

Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm². A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm².

O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V.

Um ponto de tomada, se a área do cômodo ou dependência for superior a 2,25 m2 e igual ou inferior a 6 m2. Um ponto de tomada para cada 5 m, ou fração de perímetro, se a área do cômodo ou dependência for superior a 6 m2, devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente quanto possível.

O fio geralmente usado é de 4 mm e disjuntor de 20 Amperes , no caso de uma rede 220v pode-se usar o fio de 2,5 mm .

Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.

Por exemplo, a curva de atuação de um disjuntor de 20A varia entre 100 e 200A. Este tipo de disjuntor é muito usado em circuitos com cargas indutivas, como por exemplo, circuitos de iluminação, transformador, motores de pequeno porte, micro-ondas, equipamentos de som, televisão, computadores e etc.

Ainda nas regiões de tensão 127/220V, o circuito TUG deve ter potência máxima de 1.100W. Nas regiões de tensão 220/380V, os circuitos TUG devem ter potência máxima de 2.200W.

A NBR 5410, que é a norma que estipula as condições adequadas das instalações elétricas, estipula que pelo menos uma tomada deve ser instalada a cada oito metros quadrados. Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros.

O disjuntor de 40A bipolar é recomendado para chuveiros com 7500w de potência.

Os disjuntores termomagnéticos (DTM) são os que oferecem uma proteção maior à instalação dos chuveiros. Eles identificam curtos-circuitos e sobrecorrentes. Por isso, esse tipo de disjuntor proporciona mais segurança à rede elétrica.

O disjuntor é um dispositivo de segurança que desarma toda vez que sua capacidade é excedida para interromper a corrente elétrica e evitar superaquecimento, o que poderia começar um incêndio.

Causa mais comum: A potência do chuveiro é maior do que a fiação (espessura) aguenta. Para evitar que os fios aqueçam e entrem em curto-circuito, o disjuntor desarma. Na verdade, o disjuntor cai e interrompe a corrente elétrica como um recurso de segurança para evitar super aquecimento, que pode provocar um incêndio.

O C32 no disjuntor significa que o disjuntor desarma em 32 ampères.