Quantas testemunhas de batismo pode ter?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

O mesmo padrão de testemunhas é seguido na Igreja hoje. Quando uma pessoa é batizada, duas testemunhas, aprovadas pela autoridade que está presidindo, observam o batismo para assegurar que ele seja realizado corretamente. Qualquer membro da Igreja batizado, inclusive crianças e jovens, pode servir como testemunha.

Escolham com carinho, afinal eles vão participar de um momento muito importante e com um significado especial. Quantos padrinhos pode ter meu filho? Cada criança pode ter um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha.

Então, fica claro que não podem ser dois homens ou duas mulheres padrinhos de batismo de uma criança.

Diferente do que pensam, não existe uma regra de quantos padrinhos de casamento convidar. Você pode simplesmente convidar um padrinho e uma madrinha, bem como escolher 5 padrinhos e 5 madrinhas. Essa é uma decisão pessoal, que cabe exclusivamente aos noivos.

Além dos padrinhos de Apresentação, de Vela e de Batismo, há ainda três outros tipos a serem aqui mencionados.

Quantos padrinhos de batismo podem ter na igreja católica? De acordo com o Código de Direito Canônico, através do Cânon 872, pode existir apenas um padrinho e uma madrinha de batismo. Além disso, é possível escolher só a madrinha e deixar o padrinho de fora, ou vice-versa, mas isso é incomum.

Não existe uma regra quanto ao número de padrinhos e madrinhas. As testemunhas do casamento são duas. O restante, fica a critério dos noivos. Alguns casais optam por 4 casais, outros por 10...

De acordo com o Código de Direito Canônico, admite-se “apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha” (Cânon 873). Ou seja, os pais devem escolher um homem e uma mulher para a função. Se preferirem, podem optar por apenas um deles, padrinho ou madrinha.

Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha; podendo-se também admitir apenas um padrinho ou uma madrinha (cân. 873). A escolha do padrinho ou madrinha deve ser feita pelos pais ou responsáveis pela criança. Se for adulto, cabe ao batizando a escolha.

Certidão de Casamento no religioso (Igreja Católica Apostólica Romana) dos padrinhos (Não pode ser documento de casamento civil).

Madrinha de Batismo ou Madrinha de Consagração? A Madrinha de Batismo é aquela responsável por levar a criança até a pia batismal e guiá-la na sua vida pessoal e religiosa. Já a Madrinha de Consagração tem um dever muito mais direcionado a religião e proteção espiritual da criança.

Vamos falar sobre o número ideal de padrinhos para o seu casamento. A etiqueta de um casamento tradicional sugere que sejam 5 casais para cada lado, no entanto, não existe um limite para o seu casamento, afinal quem faz as regras dele é você. Mas é preciso ter bom senso e levar em consideração alguns pontos.

A Igreja católica não obriga que os pais sejam casados. Vc tem q ter cuidado com a escolha dos padrinhos: eles tem q ter a crisma e serem casados ou solteiros ( sem ser amigado). Os padrinhos não precisam de crisma não (só os padrinhos de crisma é que devem ser crismados).

Padrinhos de consagração são aqueles que assumem, durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou a Deus, rezar por ela, estar ao seu lado espiritualmente e ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” – só que espiritual.

Não existe uma idade definida para a nomeação dos padrinhos, mesmo para o batismo. Os pais podem pedir a alguém para ser padrinho antes ou depois do nascimento de uma criança.

E mesmo a quantidade mínima oficial sendo 1 casal, não é visualmente bonito para sua cerimônia, e o recomendado mínimo é que pelo menos 4 casais de padrinhos de cada lado acompanhem os noivos.