Quantas tâmaras comer na gravidez?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

A princípio, nos estudos incluídos nesta análise, as gestantes foram instruídas a consumir de 6 a 7 pedaços de tâmaras por dia. Ou seja, cerca de 60 a 80 gramas por dia. O consumo deve ser iniciado entre a 36a e 38a semana de gestação.

A recomendação pode variar de acordo com o seu perfil. Diabéticos e pessoas com alimentação restrita em açúcar não devem exceder a quantidade de 3 tâmaras por dia. Existem estudos que indicam 6 tâmaras diariamente para promover um melhor funcionamento intestinal.

De acordo com as pesquisas, mulheres que consumiram uma média de seis tâmaras por dia, nas últimas quatro semanas de gravidez, tiveram mais facilidade no trabalho de parto.

Quantas tâmaras é preciso consumir para obter este benefício
Ou seja, cerca de 60 a 80 gramas por dia. O consumo deve ser iniciado entre a 36a e 38a semana de gestação. Comendo algumas tâmaras após a 36 semana você pode diminuir a necessidade de indução do trabalho de parto.

Para facilitar a dilatação, o ideal é a mulher ficar relaxada e para isso dizer palavras com som de “A” ajuda muito! Fale e cante no momento das dores (quando elas chegarem), isso ajudará a dilatação, deixando a musculatura de todo o corpo menos rígida e com isso acelerar o parto.

A recomendação, segundo a obstetra, é que a tâmara seja consumida in natura a partir das 36 semanas por pelo menos vinte dias antes do parto, porque os estudos foram feitos a partir desse tempo gestacional.

“Melhor optar por comidas pastosas e ricas em carboidrato (sopas, pães, frutas), que dão energia e são facilmente digeridas.” Leite e derivados, assim como bebidas gaseificadas, são contra-indicados. Prefira água e sucos naturais. Além disso, as porções, tanto das bebidas quanto dos alimentos, devem ser pequenas.

Cuide da alimentação
Como regra, a gestante nesse período final deve evitar alimentos salgados, em razão da pressão arterial, que pode ser alterada. Além disso, comidas gordurosas e aquelas ricas em proteínas também não são recomendadas, porque possuem maior tempo de retenção no aparelho digestivo.

Como consumir tâmaras na gravidez
A fruta deve ser consumida in natura a partir das 36 semanas de gravidez, com a ingestão de seis tâmaras por dia, por pelo menos 20 dias antes do parto.

Quando esse momento acontecer, o ideal é que busquemos um ponto de conforto. Cada mulher vai descobrir a forma que funciona melhor pra ela: pode ser o chuveiro quente, a imersão na água quente, uma massagem, a adoção da posição de cócoras, de quatro apoios, deitada (…) ou ainda um movimento como uma dança, por exemplo.

O colo torna-se cada vez mais fino, amolecido, e dilata em até 10 centímetros. - Essa mudança do colo do útero pode ser comprovada por meio do exame de toque feito pelo obstetra - ressalta a ginecologista. Para diagnosticar trabalho de parto o colo tem que estar mais fino e acima de 3 - 4 cm de dilatação.

Deste modo, recomendo que a tâmara seja consumida in natura a partir das 36 semanas, por pelo menos vinte dias antes do parto, porque os estudos foram feitos a partir desse tempo de gestação.

Há crenças populares, mas nenhum, de fato, foi comprovado. Fala-se sobre gengibre e canela, que são alimentos estimulantes e, teoricamente, deixam o útero mais sensível. Assim como o abacaxi que, por ter bromelina, ajudaria a amadurecer o colo do útero”, observou a especialista.

Causas de uma progressão excessivamente lenta do trabalho de parto incluem as seguintes: O feto é muito grande e não há espaço para ser movido pelo canal vaginal (pelve e vagina) O feto pode estar em uma posição anormal. O canal vaginal é muito pequeno.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas.

1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.