Quantas substituições podem ser feitas no futsal *?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Não há limite de substituições no futsal. O treinador pode fazer quantas alterações quiser durante a partida, tanto para os jogadores de linha quanto para os goleiros.

O futsal não possui um limite máximo de substituições, de forma que podem ser feitas quantas substituições quanto o treinador desejar. Estas ocorrem a qualquer momento da partida, seja com a bola parada ou em jogo.

Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a International Football Association Board (IFAB), órgão que regula as regras do futebol, seguiu recomendação da Fifa e efetuou uma mudança temporária nas regras do esporte, passando a permitir que as equipes façam até cinco substituições por jogo.

Desde o assolamento da pandemia da Covid-19, em 2020, a Fifa permitiu a realização de cinco substituições nas partidas de futebol.

As substituição no Futsal são ilimitadas, poderão ser realizadas com a bola em jogo ou fora de jogo e feitas na zona de substituição de cada equipe.

O jogador que está sendo substituído deixa a quadra pela zona de substituição de sua própria equipe, exceto conforme disposto nas Regras de Jogo do Futsal. O jogador que está sendo substituído não necessita obter a autorização de nenhum dos árbitros para deixar a quadra.

A substituição é o momento da partida no qual um jogador entra em campo no lugar de outro jogador da sua equipe. Nos Jogos Olímpicos, além das três substituições usualmente permitidas durante o jogo, os times têm direito a uma alteração extra nas partidas que forem para a prorrogação.

De acordo com a nova regra aplicada sobre a substituições no futebol, as cinco alterações devem ser realizadas em apenas três paralisações durante a partida, ou no intervalo do jogo. Além dessas cinco substituições, uma extra é permitida em caso de prorrogação. A regra funciona para todas as competições de futebol.

Até 1970, eram permitidas apenas duas substituições. Depois, em 1995, passaram a ser três. E agora, cinco mudanças.

Pela primeira vez na história da Copa do Mundo, cada equipe tem o direito de fazer cinco substituições por jogo, desde que sejam feitas em apenas três interrupções na partida (possíveis alterações de jogadores no intervalo não contam como uma interrupção).

Os principais fundamentos do Futsal são o passe, o drible, o cabeceio, o chute, a recepção e a condução de bola. Dependendo da posição em quadra, um atleta pode ser melhor em um fundamento do que em outro.

As substituições no futsal são ilimitadas
As substituições no futsal podem acontecer a qualquer momento, com a bola parada ou em jogo, desde que os jogadores saiam e entrem em quadra respeitando a zona de substituição demarcada.

Cada equipe tem direito de solicitar, no máximo 6 substituições em cada set.

Por que o futebol adotou as cinco substituições? O aumento para cinco alterações passou a valer ainda em 2020 para contornar os problemas da pandemia da covid-19, compensando o número de jogos e os problemas físicos durante a pandemia.

- Cinco substituições -
Esta alteração na "lei 3" do futebol foi decidida pela IFAB em maio de 2020 e se estendeu até o fim de 2021 para competições por clubes e até 31 de julho de 2022 para partidas de seleções.

Não há limite de substituições no handebol. Isso significa que o técnico pode fazer quantas alterações desejar durante uma partida. Os jogadores, mesmo quando substituídos, podem voltar ao jogo posteriormente se entrarem no lugar de outro companheiro de equipe.

A quantidade de substituições durante a partida é ilimitada. São nove jogadores, no máximo, que podem ocupar as cadeiras de reserva em cada equipe.

Futebol de salão (também referido pelo acrônimo futsal) é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de cinco jogadores.

No futsal existe uma regra chamada regra dos quatro segundos para evitar perdas desnecessárias de tempo. Na reposição de bola em jogo, marcação de livres e nos cantos, o jogador na posse da bola tem apenas quatro segundos para reiniciar o jogo, uma contagem feita pelo árbitro com os dedos no ar.

O jogo terá direito a seis substituições para cada time, diferentemente das mexidas livres de alguns amistosos.