Quantas Substituicoes podem fazer no vôlei?

Perguntado por: ealvim . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Cada equipe tem direito de solicitar, no máximo 6 substituições em cada set.

O que é permitido para o líbero no vôlei? O líbero poderá efetuar a troca com qualquer jogador que ocupe uma posição da linha de trás. Ou seja, é permitido substituir qualquer companheiro de equipe que esteja posicionado no fundo de quadra. As trocas com o líbero são ilimitadas e não contam como substituições.

Cada equipe tem o direito de fazer até seis substituições regulamentares em cada set do jogo. Um jogador que tenha sido substituído pode retornar uma única vez no set, desde que seja no lugar do mesmo jogador que o substituiu. Aquele que entrou e saiu (o “reserva”) não poderá mais atuar naquele set.

Pela primeira vez na história da Copa do Mundo, cada equipe tem o direito de fazer cinco substituições por jogo, desde que sejam feitas em apenas três interrupções na partida (possíveis alterações de jogadores no intervalo não contam como uma interrupção).

As substituições também podem ser feitas tanto no período entre entre o final do tempo regulamentar e o início da prorrogação, como no intervalo de mudança de campo na conclusão da primeira parte da prorrogação.

Considera-se a substituição como consumada no momento em que o suplente entra em campo. O jogador substituído não pode voltar a jogar mais no jogo. Em qualquer jogo, os nomes dos suplentes deverão constar na ficha de jogo antes do início da partida.

Jogadores de vôlei e posições na rotação ou rodízio
1 líbero, que não pode fazer saques e nem bloquear. O líbero deve usar um uniforme que tenha uma cor predominante que não esteja presente no uniforme da sua equipe. Antes, o líbero era o único jogador que não podia ser capitão, mas a regra mudou em 2022.

1) Líbero pode ser o Capitão da Equipe
A regra anterior não permitia ao Líbero ser o capital, alegando que o Líbero era sempre substituído, porém, esse argumento foi desconsiderado, visto que, um jogador regular capitão, também pode ser substituído.

Como o líbero costuma substituir o jogador central (atleta que geralmente tem fraca recepção) no momento do jogo antes do saque, ele torna-se um atleta essencial nesse fundamento já que a maioria dos estudos originais e nesta revisão detectou uma recepção superior do líbero quando comparado ao jogador de ponta.

Se antes só eram permitidas por jogo três substituições no futebol, agora esse número aumentou para cinco. Em 2020, foi decidido que, por causa da pandemia, haveriam duas substituições a mais por partida, totalizando cinco. A medida seria temporária, porém foi aprovada em caráter definitivo a partir de 2022.

- Cinco substituições -
Esta alteração na "lei 3" do futebol foi decidida pela IFAB em maio de 2020 e se estendeu até o fim de 2021 para competições por clubes e até 31 de julho de 2022 para partidas de seleções.

Quando um jogador precisar ser substituído por suspeita de concussão cerebral, a seleção pode realizar uma mudança em seu plantel titular sem que a alteração seja contabilizada no número máximo de substituições que uma equipe pode fazer em uma partida.

Faz quase 20 anos que entrou em vigor a regra que permite o uso dos pés no vôlei. Nesse período, jogadores que têm essa habilidade passaram a fazer a diferença, nas quadras. Na final da Superliga Masculina, entre Rio de Janeiro e Cruzeiro, eles podem ser decisivos. Aquecimento com quadra, bola, rede e gol.

E se você também estiver interessado na prática do esporte, saiba que chutar a bola de vôlei continua sendo errado e jogar com uma bola de futebol de campo não será nada legal, então, separamos aqui algumas opções que temos no nosso site para que sua prática seja feita com a bola correta!

Porque ela não foi feita para ser chutada. Se isso acontecer, ele vai ficar deformada, cheia de calombos.

O Brasil está no Grupo G da Copa do Mundo ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. O valor de mercado da chave é de € 1,98 bilhão (cerca de R$ 11 bilhões), o que representa 16% do valor total do Mundial.

Desde a retomada do futebol no período pós-pandêmico, o número de substituições aumentou de três para cinco, com a intenção de fazer com que os atletas não fiquem muito desgastados.