Quantas séries para ombro?

Perguntado por: omenezes6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Montar o treino de acordo com o seu foco, por exemplo, se o objetivo for hipertrofiar, você pode fazer cerca de 4 a 6 exercícios, realizando 3 séries, com uma carga que permita realizar 12 repetições na primeira, 10 repetições na segunda e 8 repetições na última série.

Para aumentar a força, recomenda-se 4 séries de 4 repetições. Já para o ganho de massa muscular, o mais comum são 4 séries de 10 repetições. Ou seja, os números pares até 12 são, sim, os mais recomendados para ganho de força e hipertrofia.

Um estudo recente sugere que realizar 5 séries por semana, para cada grupo muscular, é o suficiente para hipertrofia e força, com ganhos ótimos.

De uma maneira didática podemos dividir o ombro em três porções: Clavicular (ou anterior), Acromial (ou média) e Espinal (ou posterior) e com isso podemos utilizar estratégias que promovam uma maior requisição em cada porção.

Os adeptos de treinos fullbody (corpo inteiro) dirão que treinar cada músculo três vezes por semana é o ideal, já os adeptos de técnicas mais conservadoras, dirão que três vezes é demais e que duas vezes é o ideal.

Algumas opções de exercícios para fazer um treino de ombro completo em casa são:

  1. Flexão com pés elevados. A flexão com os pés elevados é um exercício que ajuda a trabalhar a força e a resistência dos deltoides, tríceps e bíceps. ...
  2. Elevação lateral. ...
  3. Elevação frontal. ...
  4. Prancha com elevação de braço. ...
  5. Desenvolvimento. ...
  6. Remada alta.

O ideal é montar um treino com uma programação como peitoral na segunda-feira, costas na terça, ombros na quarta, pernas na quinta e bíceps e tríceps na sexta – o treino ABC também uma boa forma de evitar este problema.

Por isso, treinar essas duas regiões do corpo em dias seguidos pode gerar sobrecarga muscular, o que pode causar dores e lesões, além de atrapalhar o desenvolvimento muscular. Se você optar por uma rotina de treinos ABC ou ABCD, procure malhar peito e ombro o mesmo dia.

O manguito rotador é um conjunto de 4 músculos, o supraespinal, o infraespinal, o redondo menor e o subescapular.

Os melhores exercícios para os ombros

  • 1 – Elevação frontal. Em pé, com os pés paralelos e afastados na largura do quadril, segure halteres (ou garrafas) com as palmas das mãos voltadas para baixo. ...
  • 2 – Elevação lateral. ...
  • 3 – Desenvolvimento. ...
  • 4 – Crucifixo. ...
  • 5 – Supino. ...
  • 6 – Remada.

Normalmente na pirâmide de treinamentos as repetições são 12, 10 e 8. Para força, são as séries de musculação são 4 x 4; já para treino hipertrofia são 4 x 10. Ou seja, parece que os números pares até 12 repetições são para força e hipertrofia, o que já foi determinado na sua avaliação física.

Uma série medium reps é normalmente a mais indicada para a hipertrofia por uma série de razões. Forma: é um fato que a execução do movimento fica comprometida numa série curta e intensa. Com entre 8 e 12 reps, é mais fácil se atentar à técnica.

Para fortalecer, é melhor priorizar as repetições. Para aumento do volume da massa muscular, mais peso e menos repetições''.

Relação entre séries e reps
Quanto maior o número de reps menor o número de séries! Isso é de suma importância. Os bodybuilders fazem algo em torno de 12 a 16 x para um grupo muscular, os que treinam com mais reps fazem algo em torno de 12 x, e os que treinam mais pesado e com menos reps fazem cerca de 16 x.

O recomendado é fazer 3 séries com 8 a 10 repetições de cada exercício e, quando possível, até a falha. Além disso, entre as séries a pausa deverá ser de 50 segundos, e entre um exercício e outro, de 2 minutos.

As repetições entre 6 e 12 são as mais utilizadas em musculação para as séries pesadas, sem contar repetições mais altas eventualmente utilizadas nas séries de aquecimento. Esse número de repetições é classicamente considerado “treinamento para hipertrofia”, por ser a que mais estimula o aumento do volume muscular.

Remada alta
A remada alta pode ser feita tanto com a barra quanto na polia e deve-se puxar o equipamento, flexionando os cotovelos, até a altura dos ombros. Esse exercício dá mais ênfase ao deltoide lateral, mas também trabalha os deltoides anterior.

Sendo assim, em um mesmo dia, o atleta deve treinar os bíceps, ombros e costas. Em um segundo dia, o abdômen, tríceps e lombar e, no terceiro dia, a parte inferior - realizada sempre no mesmo dia, treinando todos os músculos da perna.

3 dias

Mas se você quer desenvolver o ombro, coloque o seu treino de ombro bem longe do treino de peito. Dê no mínimo 2 a 3 dias de descanso!