Quantas séries para cada grupo muscular?

Perguntado por: lescobar . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.3 / 5 10 votos

Existe resposta para esse tipo de situação. Vários especialistas indicam em trabalhos acadêmicos como forma eficiente para treinar músculos grandes de 15 a 18 séries e os músculos pequenos de nove a 12 séries. "Você não precisa seguir essa regra: três séries por exercício.

Para INICIANTES, a maioria das pesquisas costumam dar uma média de 9-12 séries por grupo muscular por semana como uma das melhores escolhas, porque menos que 9 séries parece progredir menos em termos de hipertrofia, e mais que 12 pode atrapalhar na recuperação, tendo em vista que um indivíduo iniciante evolui de ...

Baixo volume = <5 séries por grupamento muscular por semana; Volume médio = 5 a 9 séries por grupamento muscular por semana; Alto volume = 10 séries ou mais por grupamento muscular por semana.

O que treinar na academia de segunda a sexta?

  1. segunda-feira e quinta-feira: membros inferiores (para trabalhar: pernas e bumbum);
  2. terça-feira: exercícios de puxar (para trabalhar: dorsal, bíceps e abdômen);
  3. quarta-feira e sexta-feira: membros superiores (para trabalhar: ombro, peitoral e tríceps).

As repetições entre 6 e 12 são as mais utilizadas em musculação para as séries pesadas, sem contar repetições mais altas eventualmente utilizadas nas séries de aquecimento. Esse número de repetições é classicamente considerado “treinamento para hipertrofia”, por ser a que mais estimula o aumento do volume muscular.

É o que revelam cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), após acompanharem homens saudáveis e jovens na academia. Na prática e no seu organismo, não faz diferença apostar em mais peso ou em um número maior de repetições nas séries.

Ou menos repetições com mais peso? Com a palavra o educador físico Alexandre Augusto:'' Depende do seu objetivo. Para fortalecer, é melhor priorizar as repetições. Para aumento do volume da massa muscular, mais peso e menos repetições''.

Séries de alta repetição geram mais fadiga e atrasam a recuperação. Para quem deseja ganhar massa muscular, a principal razão pela qual não devemos treinar com séries de mais de 20 repetições é que elas produzem mais fadiga e, portanto, prolongam o tempo de recuperação — tanto entre as séries quanto entre as sessões.

Como montar um treino de hipertrofia eficiente?

  1. Priorize exercícios compostos. ...
  2. Varie carga e intensidade. ...
  3. Defina um volume adequado de séries e carga. ...
  4. Equilibre a frequência de treino. ...
  5. Faça uma progressão gradual. ...
  6. Dê tempo ao seu corpo.

trapézio

Nenhum músculo é fácil de crescer, mas o trapézio responde extremamente rápido ao treinamento para a maioria das pessoas. Se, é claro, você os treina efetivamente! Eles também têm um grande potencial de crescimento e fazem uma grande diferença no seu corpo quando desenvolvido.

48 horas

Em geral, para hipertrofia, o mais indicado é que se descanse de 36 a 48 horas antes de trabalhar um mesmo grupo muscular —ou seja, se treinou perna hoje, você não precisa ficar sem ir para a academia amanhã, basta malhar outra parte do corpo (peito, costas etc.).

intervalo de 10 segundos entre uma série e outra.

Para força, são as séries de musculação são 4 x 4; já para treino hipertrofia são 4 x 10. Ou seja, parece que os números pares até 12 repetições são para força e hipertrofia, o que já foi determinado na sua avaliação física.

Basicamente, os três grupos musculares mais usados para os treinos são divididos em A: tórax, ombro e tríceps; B: costas, abdômen e bíceps; e, por último, C: parte inferior, pernas e glúteo.

O mais recomendável é começar pelo aeróbio e depois fazer a musculação, mesmo para quem busca hipertrofia. De acordo com o professor, em 2013, pesquisadores suecos investigaram o aumento de massa muscular em dois grupos: um que realizava somente a musculação e outro que realizava aeróbico e a musculação.

Divisão com 5 dias de treino

  1. Segunda: upper (membros superiores)
  2. Terça: lower (membros inferiores)
  3. Quarta: cardio.
  4. Quinta: push (músculos que empurram)
  5. Sexta: pull (músculos que puxam)
  6. Sábado: legs (pernas, oras)
  7. Domingo: cardio.

Quarta-feira: treino de HIIT ou aeróbio. Quinta-feira: treino de pernas e glúteos. Sexta-feira: treino de membros superiores. Sábado: treino de HIIT ou aeróbio.

Um estudo recente sugere que realizar 5 séries por semana, para cada grupo muscular, é o suficiente para hipertrofia e força, com ganhos ótimos.

O número de séries também é alto e variam de 4 a 10 séries para exercícios específicos, e para músculos auxiliares 1 a 3 séries. Já num treino de hipertrofia, há uma quantidade considerável de exercícios de isolamento.

De 2 a 6 repetições para ganho de força; De 8 a 12 repetições para hipertrofia; Mais de 16 repetições para resistência.

Fibras de contração rápida produzem muito mais força muscular e têm o maior potencial para crescer. Em outras palavras, quando usamos as fibras de contração rápida, podemos usar mais carga e consequentemente gerar mais ganhos em termos de tamanho muscular.