Quantas séries de perna por dia?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas. No entanto, a maioria dos profissionais de educação física não recomenda focar os exercícios ao mesmo grupo muscular por mais de três vezes na semana.

Para aumentar a força, recomenda-se 4 séries de 4 repetições. Já para o ganho de massa muscular, o mais comum são 4 séries de 10 repetições. Ou seja, os números pares até 12 são, sim, os mais recomendados para ganho de força e hipertrofia.

Número de séries
Existem evidências mostrando os benefícios de 1 a 3 séries somente, mas isso são para pessoas destreinadas, ou pouco treinadas. Pessoas que já treinam pesado precisam de muito mais estímulo. Agora se você é um iniciante, comece assim que vai se beneficiar!

Confira agora 6 treinos de pernas que você precisa praticar

  1. Agachamento. O agachamento recruta, em primeiro lugar, os quadríceps, que é a parte frontal da perna e um dos maiores músculos do corpo, garantindo volume aos membros. ...
  2. Stiff. ...
  3. Elevação do quadril. ...
  4. Afundo. ...
  5. Elevação de gêmeos. ...
  6. Cadeira adutora e abdutora.

Quais exercícios incluir nos treinos de perna?

  1. Agachamento. O agachamento é um dos treinos indispensáveis quando o assunto é treino de perna. ...
  2. Stiff. Quer trabalhar a parte posterior da coxa? ...
  3. Afundo. ...
  4. Elevação de quadril. ...
  5. Três apoios com flexão de pernas. ...
  6. Elevação de gêmeos. ...
  7. 7 – Agachamento com salto. ...
  8. 8 – Step up.

Campeão de EMG, o agachamento é o exercício mais completo para pernas. Glúteos, quadríceps, posteriores de coxa, e adutores são recrutados quando o agachamento é feito com a carga adequada e a amplitude de movimento correta.

Um estudo recente sugere que realizar 5 séries por semana, para cada grupo muscular, é o suficiente para hipertrofia e força, com ganhos ótimos.

Normalmente na pirâmide de treinamentos as repetições são 12, 10 e 8. Para força, são as séries de musculação são 4 x 4; já para treino hipertrofia são 4 x 10. Ou seja, parece que os números pares até 12 repetições são para força e hipertrofia, o que já foi determinado na sua avaliação física.

Uma série medium reps é normalmente a mais indicada para a hipertrofia por uma série de razões. Forma: é um fato que a execução do movimento fica comprometida numa série curta e intensa. Com entre 8 e 12 reps, é mais fácil se atentar à técnica.

Um estudo recente sugere que realizar 5 séries por semana, para cada grupo muscular, é o suficiente para hipertrofia e força, com ganhos ótimos.

Em geral, são realizadas 2 ou 3 séries por exercício e entre 10 a 12 repetições. No entanto, para saber qual número de séries é mais adequado para seu corpo, é necessário definir um objetivo e uma frequência semanal de exercícios.

Nenhum músculo é fácil de crescer, mas o trapézio responde extremamente rápido ao treinamento para a maioria das pessoas.

Estudos descobriram que, para induzir a hipertrofia muscular, os intervalos de descanso ideais são entre 30 e 90 segundos.

A frequência de quem treina para alcançar a hipertrofia, por exemplo, não deve ser a mesma de quem treina apenas para perder peso. Outros fatores como idade e condições médicas também influenciam. O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas.

O ideal seria fazer no máximo dois ou três treinos de membros inferiores, distribuí-los ao longo da semana e priorizar a área que a pessoa mais queira desenvolver. E esses treinos devem acontecer em dias alternados, não em dias consecutivos.

Como engrossar as pernas: 6 treinos sensacionais

  1. 1- Agachamento. O agachamento, exercício que pode ser feito com ou sem a utilização de pesos, trabalha os glúteos, os músculos da parte posterior da coxa, quadríceps. ...
  2. 2- Stiff. ...
  3. 3- Afundo. ...
  4. 4- Flexão plantar. ...
  5. Sumô + afundo. ...
  6. Afundo com salto.

"A partir do segundo ou terceiro mês, já conseguimos ver uma massa muscular mais presente, tendo respostas mais significativas com hipertrofia, o quadríceps está mais marcado, aquela calça jeans que você usa mais, dá para perceber que ela está mais justa na coxa...

Por serem exercícios que requerem muita força e exigem grande ativação muscular, há aumento endógeno da testosterona e do GH (hormônio do crescimento). Ao aumentar a produção desses hormônios, o treino dos membros inferiores contribui também para o desenvolvimento dos membros superiores.

7 exercícios para treino de pernas

  • 1- Cadeira extensora. A cadeira extensora trabalha o quadríceps, um grupo muscular localizado na parte da frente da coxa. ...
  • 2- Mesa ou cadeira flexora. Mesa flexora. ...
  • 3- Cadeira adutora. ...
  • 4- Cadeira abdutora. ...
  • 5- Panturrilha. ...
  • 6- Leg Press 45° ...
  • 7- Agachamento.