Quantas semanas tem o Ano Litúrgico?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A duração do Tempo Comum, contanto desde a primeira parte, é de 34 semanas. Na 34a semana, mais especificamente na véspera do Primeiro Domingo do Tempo do Advento, termina o Tempo Comum e, consequentemente termina aquele Ano Litúrgico, devendo, portanto, iniciar o outro como primeiro Domingo do Tempo do Advento.

O Ano Litúrgico passa por três ciclos, também chamado de anos A, B, C. A cada ano tem uma sequência de leituras próprias, ou seja, leituras para o ano A, ano B e para o ano C.

O Ano litúrgico da Igreja, de doze meses, é dividido em tempos litúrgicos, onde se celebram os mistérios de Cristo, assim como os Santos. O Ano Litúrgico tem três ciclos, anos A, B e C, que se repetem. Cada ano tem uma sequência de leituras próprias.

Como se vê neste gráfico, o Ano Litúrgico se divide em dois grandes ciclos: Natal e Páscoa. Entre eles situa-se o Tempo Comum, não os separando, mas os unindo, na unidade pascal e litúrgica. Em cada ciclo há três momentos, de grande importância para a compreensão mais exata da liturgia.

O ano litúrgico é dividido em ano A, B e C de maneira pedagógica para que as leituras lidas aos domingos voltem a ser lidas novamente após três anos. No rito dominical, são lidas duas passagens, uma do Antigo Testamento e outra do Novo Testamento, acompanhada do Salmo e do Evangelho.

Em 2023 é celebrado o ano litúrgico A, dedicado à reflexão do Evangelho de São Mateus. A Liturgia da Igreja Católica inicia com o Tempo do Advento, marcada com a abertura do Ano Litúrgico. No ciclo litúrgico em que estamos a Igreja é celebra o Ano A, iniciado no primeiro domingo do Advento em 2022.

O ano litúrgico da Igreja Católica começa no 1º domingo do Advento, que este ano será dia 27 de novembro, e se encerra no último sábado do Tempo Comum.

O Tempo Comum é caracterizado por um período subdividido em duas partes: a primeira começa no dia seguinte à festa do Batismo de Jesus e vai até a terça-feira, antes da Quarta-feira de Cinzas, quando tem início o Tempo Quaresmal. No total, possui 33 ou 34 semanas.

Estamos no ano litúrgico A, um tempo em que somos convidados a compreender e a refletir sobre o Evangelho de São Mateus, o primeiro escrito em Israel, por volta do ano 50.

branco (Páscoa) verde (Tempo Comum) vermelho (Domingo de Ramos, Sexta-feira Santa, Pentecostes) violeta (Advento, Quaresma, Missas para os Mortos)

01/12/2021
No ano civil que é numeral e que a cada ano vai se somando mais anos; vivemos o ano litúrgico que é trienal, e distinto pelas letras A, B e C. Durante a semana (ferial) o ciclo é de dois anos: ímpar e par (seguindo o ano civil).

É o Tempo mais extenso do Calendário Litúrgico e está dividido entre o Ciclo do Natal e o Ciclo da Páscoa. A tônica dos 33 (ou 34) domingos é dada pela leitura contínua do Evangelho.

23 novembro, 2022
O ano litúrgico da Igreja Católica começa no 1º domingo do Advento, que este ano será dia 27 de novembro, e se encerra no último sábado do Tempo Comum.

Deus, que com Seu infinito amor, age no tempo e na história, e o Ano Litúrgico é justamente a celebração da ação de Deus no tempo concreto da nossa vida. O Ano litúrgico nos faz vivenciar a espiritualidade de sair do nosso tempo (crónos) para entrarmos no tempo de Deus (Kairós) - o tempo da graça e da salvação.

3 O ano litúrgico cristão
Isso não se criou ou desenvolveu a partir de teoria, mas foi se formando a partir da prática em celebrar e aprofundar as verdades teológicas dos cristãos de vários lugares.

As vestes seguem um tempo litúrgico que é marcado por quatro cores específicas: verde, vermelho, branco e roxo; além das cores róseo e preto, utilizadas em momentos específicos.