Quantas semanas o bebê pode nascer de parto normal?

Perguntado por: ufigueiroa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

Caso seja escolha da mãe induzir um parto normal ou passar por uma cesárea eletiva, devemos realiza-los após 39 semanas. O recém-nascido a termo é aquele cuja idade gestacional é de 37 a 42 semanas. O recém-nascido pré-termo nasce com menos de 37 semanas. O recém-nascido pós-termo é um bebê que nasce após 42 semanas.

Não há contraindicação do peso do feto para o parto natural!
Eu apoio o parto natural, mesmo que a ultrassonografia da criança apresente mais de 4kg.

Para mulheres como Penelope e Eleanor, com gestações de baixo risco, há 60% de chance de o bebê nascer uma semana antes ou uma depois da data prevista para o parto. E, como dito acima, apenas 4% dos bebês nascem na data que lhes foi prevista (ou 4,4% se excluirmos gestações de risco).

Sintomas do parto prematuro

  • Cólicas parecidas com as menstruais acima do osso púbico.
  • Pressão ou dor na pélvis, nas coxas ou na virilha.
  • Dor seca na lombar ou pressão nas costas.
  • Cólicas intestinais ou diarreia.
  • Aumento do corrimento vaginal.
  • Líquido aquoso, corrimento rosado ou marrom, ou sangue saindo pela vagina.

Confira alguns deles!

  • 1- Mais contrações de treinamento. Conhecidas como contrações de braxton Hicks, elas são diferentes das de trabalho de parto. ...
  • 2- Pressão na pelve. ...
  • 3- Sensação de respirar melhor. ...
  • 4- Diminuição do movimento fetal. ...
  • 5- Maior inchaço nas mãos e pernas. ...
  • 6- Aumento da secreção vaginal.

O bebê está quase pronto para nascer e o trabalho de parto pode começar em qualquer momento.

Caso seja escolha da mãe induzir um parto normal ou passar por uma cesárea eletiva, devemos realiza-los após 39 semanas. O recém-nascido a termo é aquele cuja idade gestacional é de 37 a 42 semanas. O recém-nascido pré-termo nasce com menos de 37 semanas. O recém-nascido pós-termo é um bebê que nasce após 42 semanas.

2A barriga da gestante é durinha, afinal o bebê está crescendo e vai ocupando cada vez mais espaço e fica mesmo apertadinho. 3As contrações de Braxton-Hicks, conhecidas como contração de treinamento, acontecem por volta do 3º trimestre da gestação.

Para ser considerado um recém-nascido "gigante", é preciso ter mais de 4 kg.

O seu bebê na 38ª semana de gravidez
O seu bebê mede uns 50 cm e pesa perto de 3 quilos e, ainda que continue aumentando de peso, não seguirá crescendo de tamanho.

Ao chegar o momento do nascimento, o bebê se posiciona de diversos modos no útero, sendo a mais comum e conhecida posição cefálica1. Segundo especialistas obstetras essa é a posição mais indicada para o parto normal, além da mais comum.

Saiba se a gestante pode escolher o parto
Como mencionamos, a vontade da gestante deve ouvida pelo médico. De acordo com a resolução Nº 2.144/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a mãe pode escolher o tipo de parto, durante as consultas pré-natal.

Quando a barriga da gestante fica maior na parte inferior, é popularmente chamada de barriga baixa, que é um indício de que o parto está próximo. Este formato ocorre quando o bebê entra na posição cefálica, ou seja, com a cabeça para baixo e fixada na pélvis, o que acaba pressionando a barriga para baixo.

As teorias mais recentes apontam que é o bebê quem determina o incício do trabalho de parto. A partir do amadurecimento de seus pulmões e de suas glândulas supra-renais, o feto passa a liberar hormônios na corrente sanguinea da mãe, que são os responsáveis pelo início do trabalho de parto.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto.

Tem mulher que sente como se fosse uma um xixi descontrolado. Outras, dizem duvidar, devido à pequena quantidade de líquido que saiu. Mas, na verdade, o fato de haver uma perda de líquido não significa que a bolsa rompeu.

A cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode provocar desconforto pélvico com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve com repercussão até na vagina.

Essa é a reta final da gestação e você mal pode esperar para ter seu bebê em seus braços, não é verdade? Quando chegam as 36 semanas de gravidez, o desenvolvimento do feto está praticamente completo, no entanto, ele ainda é considerado prematuro se nascer agora.