Quantas semanas o bebê fica Cefalico?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

Normalmente o bebê vira em torno da 30ª a 34ª semanas de gestação, porém alguns bebês o fazem antes ou depois desse prazo. É comum que alguns bebês virem para a posição cefálica com 35 a 37 semanas ou 8-9 meses de gravidez.

Caso o bebê se posicione com a cabeça para baixo, é possível sentir os pontapés na região das suas costelas. As mãos do seu filho podem fazer cócegas. As costas do bebê ainda podem ter um aspecto mais firme. A cabeça do pequeno terá um formato mais redondo e consistente, enquanto o bumbum será mais macio.

Isso porque o ultrassom mostra apenas que a cabeça está muito baixa e difícil de ser medida. Além disso, existem alguns sintomas que indicam o bebê encaixado. Um deles é a melhora na respiração da mãe; outro, quando a mãe sente desconfortos e dificuldades de locomoção com frequência.

Com quantas semanas o bebê encaixa? O encaixe do bebê – seja da cabeça ou das nádegas – na pelve materna geralmente ocorre na 36ª semana gestacional, mas existe a chance do encaixe acontecer mais tarde na gestação ou no decorrer do trabalho de parto.

Dicas para ajudar o bebê a virar

  1. Faça atividades físicas. A movimentação do corpo durante as atividades físicas ajuda a afrouxar os tecidos que dão suporte ao útero. ...
  2. Sente-se de maneira adequada. ...
  3. Versão cefálica externa.

Pontualidade é a palavra de ordem para um nascimento seguro e saudável: entre 37 e 42 semanas de gestação, mas, preferencialmente, de 39 a 40 semanas e seis dias, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Posição do Bebê no Útero
Nas 27 semanas de gravidez, o espaço uterino está cada vez mais apertado e o bebê pode estar acomodado em diversas posições como de lado, sentado ou já virado de ponta cabeça. Porém, isso não é motivo de preocupação, pois até o final da gestação ele poderá virar diversas vezes.

Com 36 semanas de gestação, está entrando no 9º mês e o bebê já mede cerca de 47,4 cm e pesa cerca de 2,6 kg. Sim, ele já está muito grande e a mamãe sente todo esse vigor em seus movimentos. Agora já um bebê a termo, ele não é mais considerado prematuro.

O obstetra, através do exame físico (palpação da barriga da mãe), é capaz de identificar a cabeça do bebê, suas costas e nádegas, definindo assim a apresentação fetal, se pélvica ou cefálica. Caso seja necessário, o exame de ultrassom pode confirmar isso.

O que quer dizer “bebê encaixado”? Considerada uma das etapas do processo do parto, o termo popular refere-se à apresentação cefálica, ou seja, quando o bebê desceu e está de cabeça para baixo, em direção à região pélvica e dentro da bacia óssea da mãe.

Quando o bebê já está encaixado pode ter relação? O contato íntimo não machuca o bebê, que está abrigado dentro do útero. É possível que a criança se mexa ou fique quieta durante o ato, mas esse fator está mais ligado aos hormônios do que à relação sexual.

Geralmente, a barriga baixa e o encaixe do bebê costumam acontecer na 35ª ou 36ª semana da gestação, principalmente se tratando de gestantes de primeira viagem.

A literatura médica indica que a realização do parto cesáreo eletivo a partir de 39 semanas completas de gestação evita complicações que demandam cuidados em unidades de tratamento intensivo neonatal, estando os distúrbios respiratórios, metabólicos e neurológicos entre os mais frequentes em recém-nascidos.

É comum que alguns bebês virem para a posição cefálica com 35 a 37 semanas ou 8-9 meses de gravidez. Após esse período se torna mais complicado pelo tamanho do bebê e o espaço que está reduzido na barriga da mamãe, apesar de não ser impossível. Ha casos e casos, e nenhum igual ao outro porque nenhum organismo é igual.

Antes das 28º semanas, aproximadamente 20% a 25% dos bebês ficam sentados, mas no final da gestação, apenas 3% a 4% dos bebês permanecem nesta posição. A maioria dos bebês que continuam sentados até o final da gestação, é devido a alguma alteração no formato do útero ou a alguma alteração da posição da placenta.

Esta posição é esperada nesta etapa da gestação, no entanto nem sempre ocorre desta forma. Muitos bebês, mesmo já nesta fase adiantada da gestação, ficam sentados, na posição pélvica. Apesar de não ser a posição ideal, não precisa ficar receosa, ainda é possível que ele vire até o parto2.

Saiba se a gestante pode escolher o parto
Como mencionamos, a vontade da gestante deve ouvida pelo médico. De acordo com a resolução Nº 2.144/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a mãe pode escolher o tipo de parto, durante as consultas pré-natal.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

O ideal é que o bebê nasça entre as 37 e 42 semanas de gravidez. Dessa forma será considerada uma gestação a termo, quando o nascimento ocorre dentro do tempo ideal. Por isso, para saber qual é o limite de espera para o parto normal, é preciso analisar cada gestação individualmente.

Não existe uma idade gestacional certa para o bebê encaixar. Na verdade, até mais ou menos 32 a 34 semanas a maioria dos bebês já estão de cabeça pra baixo, mas ainda não encaixado. O que fará o bebê encaixar são as contrações mas não existe uma data certa para isso acontecer.