Quantas semanas a barriga começa a ficar dura?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 4 votos

6A barriga já começa a ficar dura logo no início da gravidez, entre a 7ª e 8ª semana de gestação.

Primeiro trimestre
O aumento do útero devido ao crescimento do bebê faz com que a barriga fique dura na região do baixo ventre, logo acima do osso da pube”, afirma Valladão. Segundo o médico, é possível que isso gere um pouco de desconforto.

A primeira coisa que você precisa saber é que não existe um padrão para se começar a observar o crescimento da barriga durante a gestação. No entanto, em geral, costuma-se perceber a saliência da barriga da gestante entre a 16º e a 20º semana, ou seja, entre o quarto e o quinto mês da gestação.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

Com o crescimento do bebê, a barriga costuma ir ficando cada vez mais redonda e mais dura, mas o formato pode variar de mulher para mulher. Depois de endurecer na parte de baixo do umbigo, vai endurecendo em volta e, por fim, quase a barriga inteira.

De acordo com a ginecologista e obstetra Karen Rocha De Pauw, “esvaziar” a barriga é fisiologicamente possível, embora a imagem cause aflição em quem está assistindo ao vídeo. “Além do bebê, temos o intestino e, muitas vezes, ele não está cheio.

Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação. Sentir o bebê mexendo pode ajudar a identificar se você está grávida.

É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual. Além desses métodos, a ultrassonografia obstétrica de I trimestre também pode auxiliar no diagnóstico da gravidez. A avaliação transvaginal pode visualizar o saco gestacional no interior da cavidade uterina a partir da 5ª semana gestacional.

Por que a Barriga Fica Dura na Gravidez. A barriga dura na gravidez tem algumas explicações2. Logo no início da gestação, por volta do segundo mês, a barriga ainda não está muito aparente, mas já notamos uma rigidez abaixo do umbigo. Essa rigidez éo útero que já está se expandindo para alojar o bebê.

Achatamento: com o passar dos meses, a pele da barriga estica, fazendo com que o umbigo pareça achatado ou menor. Saliência: entre o segundo e o terceiro trimestre da gestação, ocorre a inversão do umbigo, um processo indolor que faz com que o umbigo “aponte para fora”, ficando saliente.

É verdade que a barriga cresce mais (ou mais rápido) na segunda gestação? Essa é uma crença comum entre as tantas que estão envolvidas quando o tema é gestação. Mas a verdade é que a barriga da segunda gravidez não cresce mais, nem em uma velocidade maior do que a da primeira.

Para as mães de primeira viagem o primeiro movimento pode ser sentido com cerca de 16 semanas. A maioria das mães, porém, sente o bebê por volta da 18ª semana. No entanto, não é incomum que a mulher sinta os movimentos apenas por volta das 24 semanas.

15ª e 20ª semanas – o bebê começa a crescer, fazendo com que a mamãe comece a sentir os “chutes”. Alguns deles são bem fortes! 20ª e 24ª semanas – a atividade é menos intensa durante o dia. Geralmente, nessa fase, o bebê fica mais enérgico quando a mamãe repousa, ou seja, à noite.

No início da gravidez, já na sexta semana, a mulher apresenta maior frequência miccional devido à ação do hormônio progesterona, presente também no trimestre final da gestação. São comuns e frequentes as idas ao banheiro. A gestante fica com a sensação de que sua bexiga está cheia, mas a quantidade de urina é pequena.

Em um ultrassom nesta fase, é possível ver os batimentos cardíacos, acompanhados de alguns movimentos bastante suaves do bebê. Então, podemos dizer que o bebê se mexe desde muito cedo, logo no primeiro mês de gravidez1.

De 8 a 30 semanas
Nas semanas seguintes da gravidez, o útero aumenta progressivamente seu volume e tamanho, assumindo um formato esférico protuberante.

Como fica a barriga com 1 mês de gestação? Com 1 mês de gestação, a barriga fica quase que imperceptível em relação à gravidez. Um leve inchaço no pé da barriga pode ser sentido pela gestante, mas nada que possa confirmar a gestação.

Via de regra, a maioria das mulheres grávidas notam os primeiros sinais da barriga despontando entre a 12ª e a 16ª semana de gestação. É justamente neste período em que o útero começa a se esticar logo acima do osso púbico, aquele localizado acima da vagina.

Quando há gravidez inicial, esses tremores podem ser efeito da distensão uterina. Quando o útero começa a esticar devido à evolução da gravidez, podem provocar sintomas semelhantes às mexidas do bebê.