Quantas são as parábolas?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Conforme ofereci durante o Debate no Vejam Só, segue a relação com todas as 41 PARÁBOLAS da bíblia sagrada, sendo 2 parábolas no Antigo Testamento e 39 no Novo Testamento, e mais a famosa e polêmica história contada por Jesus, sobre “Rico e Lázaro”..

Os evangelhos relatam 48 parábolas apresentadas por Jesus. Lucas mostra 34, Mateus 25, Marcos 7 e João apenas 2.

Normalmente esse tão conhecido capítulo da Bíblia é quebrado por escritores e pregadores, que tratam dele como sendo possuidor de três parábolas preciosas e distintas: a da Ovelha Perdida (1-7), a da Dracma Perdida (8-10) e a do Filho Perdido (11-32).

A Ovelha Perdida

A Primeira Parábola: A Ovelha Perdida.

Jesus contou três parábolas para explicar o que é o 'Reino de Deus' e como ele se realiza em nosso meio: o trigo e o joio, o grão de mostarda e o fermento. Estas parábolas querem dizer algo prático sobre a vivência e a confiança em Deus.

O Evangelho de Lucas contém vinte e nove das quarenta parábolas atribuídas a Jesus nos Evangelhos.

Porque ao que tem lhe será dado (ainda mais), e terá em abundância, mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo em parábolas, porque vendo não vêem, e ouvindo não ouvem nem entendem.

1. Narração alegórica que envolve algum preceito de moral, alguma verdade importante. 2. [ Geometria ] Curva plana cujos pontos distam igualmente de um ponto fixo (foco) e de uma recta fixa ( directriz ).

A palavra parábola vem do grego parabole, que em sua etimologia significa “comparação”, “colocar as coisas lado a lado” ou “fazer um paralelo”. Podemos definir uma parábola bíblica como sendo uma narração simples e objetiva. A finalidade das parábolas bíblicas é ensinar uma verdade moral ou espiritual.

Significado de Parábola
substantivo feminino Comparação desenvolvida em uma história curta, cujos elementos são eventos e fatos da vida cotidiana e na qual se ilustra uma verdade moral ou espiritual: parábola do filho pródigo.

evangelho de Lucas

Os evangelhos sinóticos – Mateus, Marcos e Lucas – apresentam um total de quarenta parábolas, das quais vinte e nove estão no evangelho de Lucas e dezesseis só aparecem nesse evangelho. São ensinamentos preciosos, sempre abertos a novas reflexões. O sentido literal da palavra parábolas é “lançar ao lado”.

Em Mateus temos 18 parábolas, sendo 11 exclusivas. Lucas relata 22, das quais 7 delas também figuram ou fazem consonância de relato com as de Mateus; as outras 15 parábolas restantes em Lucas só aparecem em seu próprio evangelho.

parábola do filho pródigo

Você conhece a parábola do filho pródigo? Ela está presente na Bíblia em Lucas 15,11-32 e é uma verdadeira obra prima de arrependimento e misericórdia.

Algumas delas contam entre as mais típicas do gênero e ao mesmo tempo como as mais populares e ricas do Evangelho: o Bom Samaritano, o Filho Pródigo, o rico e Lázaro, o fariseu e o publicano.

As "parábolas da misericórdia" remetem-nos para três narrações: do Evangelho de Lucas: a ovelha perdida, a moeda encontrada e o filho pródigo. Na realidade, a misericórdia é abordada também em outras parábolas.

A diferença da ovelha perdida, da dracma e do filho pródigo, é que a ovelha e a dracma se perderam, o filho pródigo não. Vá atrás da ovelha, procure a dracma perdida, mas aguarde a volta do filho pródigo.

Evangelho de Tomé
Disse Jesus: O Reino é semelhante a um pastor que tinha cem ovelhas. Uma delas se extraviou, e era a maior de todas. Ele deixou as noventa e nove e foi em busca daquela única até achá-la.

No contexto, Jesus deixa claro que essas 99 representam “noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”, ou seja, os cristãos salvos, aqueles que fazem parte da Igreja. Essas 99 representam aquelas que vivem uma vida eclesiástica certinha, vão aos cultos, estão dentro dos conformes.

Um pastor leva cem ovelhas ao pasto (S. Mateus diz “na montanha”, enquanto S. Lucas se refere a um “deserto”). Se acontecer de uma delas desgarrar-se do rebanho, o pastor deixa no aprisco as outras noventa e nove e sai à procura da que se perdeu.

Isso se deve provavelmente ao fato de que o público alvo de João — os membros da Igreja que já tinham um entendimento sobre Jesus Cristo — era incontestavelmente diferente do público alvo de Mateus, Marcos e Lucas. Dos sete milagres relatados por João, cinco não foram registrados em nenhum outro evangelho.