Quantas santas o Brasil tem?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Dos 88 santos e beatos do Brasil, há uma grande quantidade de leigos: são 33. As religiosas são quatro – lembrando que a Beata Lindalva, como Filha da Caridade, é uma leiga membro de uma sociedade de vida apostólica, e não uma religiosa.

  • Irmã Dulce (1914-1992) ...
  • Padre Donizetti Tavares de Lima (1882-1961) ...
  • Mártires do Rio Grande do Norte. ...
  • José de Anchieta (1534-1597) ...
  • Frei Galvão (1739-1822) ...
  • Madre Paulina (1865-1942)

Irmã Dulce: quem foi a 1ª santa nascida no Brasil, que morreu há 30 anos.

Filha de Ana e Joaquim, ela teria nascido num dia 8 de setembro e, de acordo com o costume judaico da época, deu à luz com 13 anos. A Virgem Maria tem mais de mil representações no mundo. Estas são 14 delas, com a origem da devoção.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo.

No entanto, o primeiro santo a ser canonizado oficialmente por um papa — o Papa João XV – foi São Ulrich de Augsburg. Ulrich serviu como bispo de Augsburg por quase 50 anos, construindo igrejas, revitalizando o clero e ajudando os residentes a resistir ao cerco dos invasores.

como podemos distinguir as figuras santas? Podemos distinguir a figura santa por dois aspectos: – as suas características – aspecto físico e indumentária; – os seus atributos – elementos de vários tipos que se relacionam geralmente com a sua condição, profissão, história de vida ou de martírio.

O primeiro papa foi São Pedro que, segundo a ACI Prensa, recebeu de Jesus o Supremo Poder Pontifício, instituiu a primeira ordem eclesiástica e a oração do Pai Nosso. E até o final de 2022, o Vaticano teve 266 papas, sendo o Papa Francisco o último selecionado para ocupar o cargo.

Em cerimônia no Vaticano neste domingo (9), o papa canonizou São Scalabrini e São Zatti.

A mais recente canonização de uma brasileira foi a de Santa Dulce do Pobres. A baiana Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, Irmã Dulce dos Pobres, morreu em 1992 aos 77 anos e foi canonizada pelo papa Francisco em outubro de 2019.

Seu nome, segundo a tradição, era Albina (daí a tradução para “branca”, em português). Branca tinha apenas doze anos quando morreu, por volta do ano 250 d.C., época em que o imperador Décio ordenara a obrigatoriedade do oferecimento de sacrifícios aos deuses romanos, condenando à morte quem se recusasse a fazê-lo.

Junho é considerado o mês dos santos, isso porque a Igreja Católica comemora o dia dos três santos, que são: Santo Antônio, São João e São Pedro.

A imagem do Sagrado Coração de Maria, como todas as imagens católicas, 'fala'. Ela foi revelada a Santa Catarina Labouré em 1830. A imagem lembra o mistério de Nossa Senhora das Dores e das sete espadas que transpassariam o Coração de Maria, conforme a profecia de Simeão, quando Maria ainda era jovem.

Imagem medieval de Santa Rita de Cássia, a mais antiga a representar uma santa.

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP).

Em cada país, em cada comunidade, em cada lar católico, a Virgem Maria é invocada das mais diversas formas, com diferentes nomes, conforme a fé e a devoção populares. Em muitos países houve aparições de Nossa Senhora e, a partir destas, surgiram muitos outros títulos marianos.

De acordo com padre Rodrigues, estima-se que hoje sejam cerca de 1,1 mil nomes pelos quais a santa é conhecida.

Como a Igreja Católica compreende os títulos de Maria
São eles: Mãe de Deus, Virgem Maria, Imaculada Conceição e Assunção de Maria.

É probabilíssima, e hoje bastante comum, a crença de a Santíssima Virgem ter morrido antes que se realizasse a dispersão dos Apóstolos e a perseguição de Herodes Agripa, no ano 42 ou 44. Teria então uns 60 anos de idade.