Quantas salsichas pode comer por dia?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo diário de 50g de carne processada já é considerado prejudicial à saúde. Alguns especialistas sugerem que a salsicha seja consumida apenas esporadicamente, no máximo uma ou duas vezes por semana, e em pequenas quantidades.

#84 FN - Salsicha demora 32 anos para sair do corpo - Marina Seady - Nóz da Nutrição.

Somente quando cozidas por mais de doze minutos em fogo médio ou assadas por, no mínimo, dez minutos, as salsichas ficam realmente livres da bactéria Salmonella, que pode causar diarréias, vômitos, febre e até levar à morte pessoas idosas ou com doenças crônicas.

As salsichas de frango são consideradas mais saudáveis, por serem feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves e terem menos sódio em relação às salsichas bovinas ou suínas.

A salsicha viena, que foi criada na capital da Áustria e leva o mesmo nome, é considerada uma das melhores por conta do quesito qualidade. Feita com uma mistura de carnes bovina e/ou suína, ela tem um formato mais longo e não tem a adição de carne processada.

A salsicha, a linguiça e o bacon estão entre os alimentos que fazem mal para a saúde pois passam por um processo de defumação e substâncias presentes nesse processo, como os conservantes nitritos e nitratos são potencialmente perigosos, pois eles podem irritar a parede do intestino e causar lesões nas células.

Esse processo definido pelo cientista francês Louis Pasteur garante a eliminação de grande parte dos microrganismos. Portanto, por segurança, é aconselhável um novo cozimento antes de consumi-la. A dica é ferver a água e, após levantar fervura, colocar as salsichas e cozinhar por três minutos.

A salsicha não é considerada um alimento, mas sim um produto alimentício ultraprocessado. Seu consumo elevado é muito relacionado a desencadear doenças, inclusive câncer. Por ser feita com subprodutos e ter alta durabilidade, seu preço é inferior ao preço de carnes, que estragam mais rápido e não têm aditivos.

Quando engolimos os nitritos fabricados na nossa boca, uma das coisas que podem acontecer é eles reagirem no ambiente altamente ácido do estômago para formar nitrosaminas, que podem ter efeito cancerígeno, sendo relacionadas ao câncer de intestino.

Carboidratos são digeridos mais rapidamente, seguidos pelas proteínas e, depois, pelas gorduras.

O tempo médio de permanência no intestino delgado é de sete a nove horas, no intestino grosso de 25 a 30 horas. No entanto, às vezes pode levar muito mais tempo para que os restos indigeríveis sejam excretados como fezes: permanecem no reto entre 30 e 120 horas.

A lista inclui: pressão arterial alta, doença no coração, câncer no estômago, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e câncer no intestino. CALÓRICA: além de todos os prejuízos já listados, ela também é um alimento calórico: existem 301 calorias em cada porção de 100 g do embutido.

Listeria monocytogenes

O problema principal está na salsicha, que pode conter a bactéria Listeria monocytogenes.

Outro detalhe importante é lavar a salsicha antes de cozinhar. Você já deve ter notado que ao retirar as salsichas da embalagem elas costumam apresentar uma certa viscosidade. Para eliminar essa aparência viscosa, no entanto, basta lavar cada uma das salsichas rapidamente em água corrente.