Quantas rodas tem um caminhão?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Se tratando de um eixo simples, ele possui um par de rodas, isto é, 2 rodas. Já um eixo duplo tem dois pares, totalizando 4 rodas. Enquanto o eixo triplo dispõe de duas rodas em cada extremidade, somando 12 pneus.

As rodas para caminhão formam o conjunto mais importante para o transporte de cargas: roda e pneu são os dois elementos que possibilitam que os caminhões andem por longas distâncias em segurança.

Os 9 eixos do Bitrenzão estão distribuídos de maneira diferente ao Rodotren. A divisão acontece com 3 eixos no cavalo mecânico e mais 3 eixos em cada semirreboque, totalizando os 9 eixos. Além disso, existe uma quinta roda do caminhão e outra quinta roda entre os dois semirreboques, semelhante ao dolly.

O bitruck (8x2 ou 8x4) tem oito pontos de contato com o solo e quatro eixos, sendo dois dianteiros direcionais.

A Scania traz para o mercado brasileiro o primeiro caminhão 6x2/4 – tem seis rodas, duas de tração e quatro direcionais.

Diferente do rodotrem, o bitrem é composto por um implemento que tem uma quinta-roda (aquele engate padrão nos cavalos-mecânicos) no qual o segundo implemento é atrelado a esse.

Com isso, o caminhão bitruck, diferente dos demais, é o que aguenta mais toneladas de carga: 22. Ao todo, com o peso bruto, esse número chega a 29. Tem 4 eixos, onde os frontais são direcionais (se movimentam quando o volante é acionado) e pode ter tração em duas ou nas quatro rodas traseiras.

3 eixos, sendo um frontal e dois traseiros, sendo que um dos eixos traseiros é tracionado; Capacidade do caminhão truck é de até 14 toneladas; Até 14m de comprimento; Peso bruto (carga + caminhão) de até 23 toneladas.

Eixos duplos
Ele denomina eixos que tem rodas contíguas, sem espaçamento. Assim sendo, um eixo duplo pode ser: Eixo tandem: sem espaçamento entre os eixos; Eixos não em tandem: podendo ter rodas duplas, com espaçamento de 2 m ou mais entre os eixos.

A chamada quinta roda é um implemento que une o cavalo a carreta, localizado na parte traseira do caminhão. Ela é fundamental para o conjunto funcionar e é considerada um equipamento de segurança prioritária, pois em caso de pane no funcionamento, pode causar acidentes expressivos.

O conceito de quinta roda se resume a uma peça responsável por fazer o elo entre o cavalo mecânico e a carreta. Para evitar grandes desgastes ao longo da estrada, o componente é provido de placas autolubrificantes, de modo a dispensar o uso de graxa.

A função desse dispositivo. é manter o eixo do veículo elevado. quando o caminhão está sem carga. Esse sistema possui as seguintes vantagens, economia dos pneus do eixo levantado, economia de diesel, pois reduz a resistência ao rolamento do conjunto, redução do arraste lateral e da demanda de tração nas.

Os bitrens tradicionais são compostos por sete eixos, sendo o cavalo mecânico do tipo 6X4 e mais dois semirreboques de dois eixos cada. O limite máximo de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) varia de acordo com a legislação de cada país.

A principal diferença está no fato de que os caminhões são considerados veículos fixos ou monoblocos, já as carretas são veículos articulados. Os caminhões são compostos por uma única unidade, que abriga a cabine, o motor e a carroceria, responsável pelo transporte de cargas.

Diferença entre caminhão bitruck e caminhão truck
Apesar de ter a mesma capacidade de carga, o bitruck recebe um eixo a mais do que o truck normal. Além disso, no transporte, os eixos servem para dividir melhor o peso da carga do caminhão e reduzir a força que ele aplica no asfalto.

– Caminhão bitruck
É comum a confusão entre o caminhão truck e o bitruck. Mas existe uma diferença principal: enquanto no modelo 6×2 o eixo duplo é somente na parte traseira, o bitruck possui 2 eixos duplos, tanto na traseira como na dianteira.

caminhão toco: capacidade de carga de seis toneladas e peso máximo bruto de 16 toneladas; caminhão truck: capacidade de carga de 10 a 14 toneladas e peso máximo bruto de 23 toneladas.

Rodotrem – trata-se de uma combinação de veículos de carga composto por nove eixos, sua capacidade de transporte é ainda maior, suportando até 74 toneladas. Nesse caso os semi-reboques são interligados por um veículo denominado dolly onde o semi-reboque dianteiro é acoplado por um engate tipo A.

BelAz 75710: o maior caminhão do mundo
Produzido pela fabricante bielorrussa BelAZ, o caminhão 75710 pode transportar 450 toneladas de carga distribuídas em seus oito pneus.