Quantas repetições para ganhar força?

Perguntado por: rlancastre . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 7 votos

Em relação à execução do treino de força, repetições, carga de peso e descanso, de acordo com a literatura vigente, o treino de força pura tem referência de 1 a 6 repetições, usando 90% a 100% da carga máxima, com repouso de 3 a 5 minutos de uma série à outra.

Para aumentar a força, recomenda-se 4 séries de 4 repetições. Já para o ganho de massa muscular, o mais comum são 4 séries de 10 repetições. Ou seja, os números pares até 12 são, sim, os mais recomendados para ganho de força e hipertrofia.

Um treino de musculação produtivo deve durar no máximo uma hora.

Independentemente como divide seus treinos, treinos de força podem ser feitos, no máximo, com uma divisão ABC. Dividir mais não trará benefícios extras, pois esse tipo de treino funciona melhor para grandes grupos musculares e exercícios multiarticulares. Faça esse treino entre 4 a 8 semanas e depois mude o treino.

Para fortalecer, é melhor priorizar as repetições. Para aumento do volume da massa muscular, mais peso e menos repetições''.

Um estudo de janeiro de 2022 sugere que treinar com cargas mais altas leva a maiores ganhos de força muscular em comparação com cargas mais baixas. Em contrapartida, a hipertrofia muscular obtém resultados semelhantes, independentemente da magnitude da carga.

Uma série medium reps é normalmente a mais indicada para a hipertrofia por uma série de razões.

Segundo as diretrizes do MED. SCI. SPORTS EXERC. O número ideal de repetições deve ser de 8 a 12 repetições máximas para “crescer”.

Uma série é um número de repetições por exercício seguido por um intervalo de descanso. Exemplo: 3 x 8 (três séries de oito repetições). O número de séries depende do número de exercícios, dos grupamentos musculares em questão, fase de treinamento em que se encontra o aluno e do tipo de força: a.

Conforme o condicionamento físico melhora, é possível aumentar a quantidade de aparelhos de musculação por dia. Para quem busca hipertrofia muscular, ou seja, o aumento da massa muscular, é indicado realizar de três a quatro exercícios por grupo muscular por sessão de treinamento, com intervalos de descanso entre eles.

O aumento da força segue certo curso temporal. Uma maior parcela de contribuição para este aumento vem da adaptação neural (melhora da coordenação e eficiência do exercício), porém, com o passar do tempo, a contribuição do aumento de massa muscular se torna essencial, para o aumento de força.

Assim, melhora força e potência em atletas de resistência aeróbia. O que é sabido é que a suplementação de creatina aumenta de 10% a 50%, o nível corporal da mesma.

No treinamento de força, por exemplo, você pode fazer um treino de força ou carga todos os dias, contanto que alterne os grupos musculares que está trabalhando, pois isso permite que você descanse um grupo de músculos enquanto trabalha o outro.

Então, posso treinar duas vezes ao dia? Bom, a resposta pode ser sim, mas essa escolha deve ser feita com sabedoria, dentro de um planejamento, para aproveitar todas as vantagens e passar longe dos riscos.

A massa muscular não representa necessariamente ter mais força, ou seja, uma pessoa mais magra pode ser mais forte do que uma pessoa aparentemente musculosa. Para aumentar sua força muscular o treino resistido deve ter cargas elevadas e poucas repetições (1 a 3 movimentos).