Quantas regras tem a crase?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

5 dicas simples sobre o uso da crase

  • Apenas antes de palavras femininas. ...
  • Em expressões que indiquem hora. ...
  • Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  • Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  • Casos em que a crase é opcional.

Crase obrigatória
Presença de um artigo seguido por uma palavra feminina; Locução adverbial que expresse tempo, modo ou lugar; Locução prepositiva seguida por “de”; Locuções conjuntivas “à medida que” e “à proporção que”.

Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado. É importante assinalar, ainda, que o emprego da crase é dispensado quando a expressão composta pelo numeral for indicativa de datas.

Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria. Por quê? Porque há o “a” – exigido pelo verbo ir (ir a algum lugar) + outro “a” – que acompanha “padaria” – a padaria. Então a + a = à ( usamos só uma letra” a”, e a outra representamos pelo acento.

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Retornaremos às 14h.

Se aquele “a” se transformar em “ao”, a crase é obrigatória! Observe a frase a seguir: Se bate a dúvida no exemplo “Os jovens foram à igreja”, substituímos a palavra “igreja” por um equivalente masculino, como “culto” (Os jovens foram ao culto). Percebemos assim que a forma correta é mesmo Os jovens foram à igreja.

b) Ocorre a crase somente se os nomes femininos puderem ser substituídos por nomes masculinos, que admitam ao antes deles: Vou à praia. Vou ao campo. As crianças foram à praça.

Normalmente, quando se inicia o intervalo com a preposição DE, não haverá crase com o elemento limite do intervalo. Observe: A alta temporada nos hotéis vai de dezembro a março.

Regras de quando NÃO usar crase
antes de palavras masculinas; antes de verbos; antes de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) e do caso oblíquo (me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o, lhe); antes dos pronomes demonstrativos isso, esse, este, esta, essa.

Junção do artigo com a preposição
Quando pensamos em regras, a principal norma que orienta o uso da crase é a junção entre a preposição e o artigo. Essa união ocorre em algumas frases, como nos casos em que a letra “a” acompanha a palavra feminina junto com o artigo “a” da próxima palavra (a + a = à).

Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição a com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola. A ocorrência de crase é marcada com o acento grave (`).

Na indicação de horas precisas, o a deve receber o acento indicativo de crase – fusão do artigo a com a preposição a. Não importa se o horário está escrito na forma de algarismo ou por extenso. “A luz voltou somente à uma horada tarde.”

Aqui, o acento grave indicativo de crase facultativa acontece quando a preposição “a” também é facultativa. “Chegarei em casa até as 20h” ou “Chegarei em casa até às 20h. “Caminhamos até a praça” ou “Caminhamos até à praça.” “Vou levar até as últimas consequências” ou “Vou levar até às últimas consequências.”

03) Nas locuções prepositivas e conjuntivas femininas ocorre crase. Exemplos: à maneira de, à moda de, às custas de, à procura de, à espera de, à medida que, à proporção que...

O certo é "vou à igreja", pq a crase substitui o "para a".

Há contração entre preposição exigida por regência verbal e artigo definido feminino. É obrigatório o emprego da crase em locuções adverbiais como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”.