Quantas refinarias de petróleo nós temos no Brasil?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Atualmente, contamos com 13 refinarias, distribuídas por todo o território nacional, uma unidade de processamento de xisto, no Paraná, e o Gaslub em fase de obras.

São 17 no total, sendo que as 13 maiores refinarias pertencem à Petrobras, e estão distribuídas por todo o território nacional, em geral perto dos centros consumidores.

Isso acontece porque o petróleo nacional, mais denso e mais barato, o torna ideal e muito utilizado para fabricar asfaltos no exterior. Assim, a Petrobras exporta o petróleo excedente e importa o óleo leve para fazer a mistura.

A Venezuela é o país líder em termos de reservas de petróleo, com mais de 303 bilhões de barris de petróleo abaixo de sua superfície. A Arábia Saudita é o segundo país com 267 bilhões, e o Canadá o terceiro com 170 bilhões de barris de reservas de petróleo.

Num passado não muito distante, a nossa produção era de petróleo mais “pesado”, cujo processamento rendia menos gasolina e diesel nas refinarias, sendo necessário importar óleo leve para misturar com parte deste óleo mais denso. O excedente de óleo pesado era, então, exportado.

O preço da gasolina no Brasil
Ou seja, se o preço do barril ou o da gasolina refinada que importamo, porque o Brasil não têm grande capacidade de refino e precisa importar, estivesse muito alto, a Petrobras vendia mais barato do que comprava, ficando no vermelho.

Atualmente, o Brasil possui 13 refinarias, porém, elas não trabalham somente com óleo brasileiro. Isso porque elas não foram construídas para refinar o seu próprio combustível. Afinal, refinavam o óleo importado, que vem do Oriente Médio, em sua maior parte.

Dados federais mostram que seguem em atividade apenas oito das 17 refinarias que operavam na costa leste dos EUA em 2000.

Beijing, 28 out (Xinhua) -- A China Petroleum & Chemical Corporation (Sinopec Corp.), a maior refinaria de petróleo do mundo, intensificará a produção de diesel em novembro para suprir um deficit de abastecimento.

Refinaria de Paulínia

Maior unidade de processamento de petróleo da Petrobras, a Refinaria de Paulínia (Replan) registrou em outubro recorde na produção do diesel S-10. Foram 3,382 milhões barris do combustível, superando a melhor marca anterior, de julho de 2021, com 3,196 milhões de barris.

Os novos valores começaram a valer no estado no mesmo dia e foram justificados pelos gestores como uma tentativa de acompanhar as últimas altas do preço internacional do petróleo. Assim, a antiga Landulpho Alves (Rlam), vendida ao capital privado pelo governo Bolsonaro, voltou a ter os combustíveis mais caros do país.

Em 2021, foram importados 163 mil barris/dia de petróleo, o equivalente a 9% de todo o volume processado nas refinarias brasileiras, mesmo tendo o país vendido 1,3 milhão de barris diários no mercado externo.

A Petrobras tem atualmente 12 refinarias em operação no Brasil, produzindo diariamente gasolina, diesel, querosene de aviação (QAV), óleo combustível, entre outros derivados de petróleo. São produzidos em média 1,8 milhão de barris destes produtos por dia.

Segundo a FUP, motivo é a escassez de oferta no mercado internacional e o baixo nível dos estoques mundiais. A FUP (Federação Única dos Petroleiros) disse nesta 3ª feira (24. mai. 2022) que o Brasil corre o risco de desabastecimento de óleo diesel no começo do 2º semestre de 2022.