Quantas raças existem atualmente?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Para a pergunta “quantas raças de cachorro há no mundo”, o FCI reconhece 339 raças de cães, divididas em 10 grupos com base no objetivo ou função do cão ou em sua aparência ou tamanho.

Existem muitas** raças de cachorro**, mais precisamente entre 390 e 400, segundo a Federação Cinológica Internacional, e é difícil não se encantar por todas elas.

  • Brancos (47.51%)
  • Pardos (43.42%)
  • Pretos (7.52%)
  • Amarelos (1.1%)
  • Indígenas (0.42%)

Considerando que o sistema de classificação por cor ou raça da população utilizado atualmente pelo IBGE nas suas pesquisas domiciliares, constam cinco categorias: branca, preta, amarela, parda e indígena.

O Rastreador Brasileiro foi a primeira raça brasileira a ser oficializada pela instituição. Em 1973, ela foi considerada extinta devido a uma infestação de carrapatos que tomou conta do rebanho de Aranha Filho — até então único criador da raça.

Segundo o American Kennel Club, um dos maiores clubes de registro genealógico de cães do mundo reconheceu no dia 04 de janeiro de 2022 duas novas raças de cachorros que ficaram conhecidos como Mudi e o pequeno cão russo.

Basenjis

Basenji. Citados com frequência como a raça de cão mais antiga do mundo, acredita-se que os Basenjis sejam os cachorros de raça retratados nas pinturas rupestres encontradas na Líbia, que remontam a cerca de 6.000 a.C.

Mastim Tibetano

Elegante, peludo e grande, o Mastim Tibetano é, sem dúvidas, o cachorro mais caro do mundo. Originário da China, onde é considerado um símbolo de status, o cão desta raça chama atenção pela sua pelagem grossa e seu tamanho gigante.

Existem mais de 500 milhões de gatos domésticos no mundo, e aproximadamente 40 raças reconhecidas. O gato doméstico mais antigo foi encontrado numa sepultura no Chipre com mais de 9000 anos.

Cão mais popular do mundo – Shih Tzu.

São Bernardos

2. São Bernardo. Apesar da aparência marrenta, seu corpo gigantesco é equivalente a seu coração e uma calmaria surpreendente. Fofos e peludos, os São Bernardos são bastante populares em todo o Brasil e ocupam a segunda posição da nossa lista dos maiores cachorros do mundo.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos. Os pretos são descendentes dos africanos e brancos dos europeus.

Apesar do conceito de raça estar muitas vezes associado ao de etnia, os termos não são sinônimos. Enquanto raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, a etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo (Fig.