Quantas questões tem que acertar no Enem para tirar 900?

Perguntado por: emoraess . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores.

Responder 50 questões de 90 de maneira correta no Enem corresponde a 55,55% da prova. Isso significa um bom desempenho porque o candidato acertou mais da metade de um dia de prova.

No Enem, o cenário é outro. Aqui os pontos são contados de forma diferente e analisam aspectos bem mais amplos que a simples somatória das alternativas corretas. Por isso, na teoria, as quatro provas objetivas e a redação do Enem poderiam somar no máximo 5 mil pontos.

No Enem 2020, a média geral da redação foi 588,74. Se você tirou 600 pontos na redação, está um pouco acima dessa média, o que pode ser considerado positivo.

Administração: 680 a 800 pontos. Arquitetura e Urbanismo: 690 a 840 pontos. Ciências Contábeis: 600 a 780 pontos. Direito: 680 a 850 pontos.

A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.

Lembrando que o Enem 2022 tem um total de 90 questões em cada dia de prova, totalizando 180 questões. Ou seja, você deve acertar algo em torno de 62% da prova para ter um total de 700 pontos.

Como saber se fui bem no Enem? Geralmente, a média dos exames fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes.

Quantas questões tem que acertar no Enem para tirar 700?

  • Ciências da Natureza: 25 acertos;
  • Ciências Humanas: 29 acertos;
  • Linguagens e Códigos: 37 acertos;
  • Matemática: 19 acertos.

Quando se perguntar: “400 pontos no Enem dá para qual curso?”, uma das respostas mais interessantes é a de Engenharia de Pesca. Mesmo sendo uma graduação mais específica, é uma ótima possibilidade para quem quer unir conhecimentos técnicos, mais voltados a área de exatas, com biológicos.

aqueles que são muitos procurados, mas que têm uma grande oferta de vagas, como Direito e Administração, podem ter entrada com notas a partir de 500 pontos. Os mais fáceis de conseguir são os de licenciatura e o de formação tecnológica.

É possível fazer faculdade só com a nota da redação do Enem? Ter uma boa nota da prova de redação do Enem é importante para quem pretende conseguir uma vaga no ensino superior usando o Enem. No entanto, ter somente uma boa pontuação na redação e zerar ou tirar nota baixa nas questões objetivas não é o suficiente.

Redações com "impropérios, desenhos e formas propositais de anulação" receberão nota zero, de acordo com o edital do Enem. Até um rabisco no meio do texto entra nessa categoria de erro.

Assim, acaba indo mal na produção textual. Porque essa “uma questão” na qual você deve colocar a sua redação, vale sozinha 1000 pontos. Então, tirar uma pontuação baixa nela pode despencar seu resultado final. Pior, não é difícil zerar a redação e isso pode te desclassificar!