Quantas questões tem que acertar no Encceja em matemática?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 14 votos

Em geral, acertar um pouco mais de um terço da prova, cerca de 12 questões, já garante a aprovação. Entretanto, não é possível saber exatamente quantas questões é preciso acertar para atingir 100 pontos. Isso porque a nota do Encceja é calculada da mesma forma que a do Enem: pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Forma de cálculo: Regra de três simples. Pontuação obtida multiplicada por 100, dividido pela nota máxima do ENCCEJA, 180 pontos. 66,6 55,5 77,7 77,7 72,2 1ª ETAPA: Soma das médias convertidas automaticamente em peso 100. 2ª ETAPA: Resultado obtido na 2ª etapa dividido pelo número de disciplinas (5).

13.5%

Na prova, 4.392 foram aprovados. Em porcentagem, a taxa de aprovação foi de 13.5%. Apenas na região do Vale do Paraíba, 1.412 presidiários foram inscritos; 686 do Ensino Fundamental e 726 do Ensino Médio.

Não é preciso se inscrever em todas as matérias novamente se você reprovou em apenas uma, ou reprovou em algumas matérias específicas. Neste caso, no momento de inscrição, o candidato deve escolher apenas a matéria (ou as matérias) nas quais não foi aprovado para refazer a prova novamente.

Mas será que é difícil passar no ENCCEJA? Pois bem, com um pouco de dedicação você certamente será APROVADO neste exame. É isso mesmo, as provas apresentam questões com um nível médio de dificuldade, ou seja, é preciso sim estudar um pouco, mas nada que vá desanimá-lo ou impeça de participar.

Inep Encceja 2023: como são as provas
Para conseguir o certificado, o candidato tem que alcançar uma pontuação mínima de 100 (cem) pontos em cada prova, já a redação tem a pontuação de 0 a 10 e para o candidato ser aprovado precisa atingir pelo menos 5 (cinco) pontos.

Cada eixo tem 30 questões, 10 fáceis, 10 médias, e 10 difíceis.

Os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 estão disponíveis na Página do Participante.

Para obter a média geral do ensino médio, o(a) candidato(a) deverá calcular a média simples de cada ano cursado somando as notas obtidas e dividindo pelo número de disciplinas cursadas.

A média simples é calculada somando as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividindo por cinco.

Ou seja: a correção do Encceja 2021 vai procurar saber se você chutou ou se realmente fez a prova. Quem acertar mais questões difíceis e errar as fáceis, por exemplo, deverá ter uma nota menor do que quem acertou mais questões fáceis e médias e errou as difíceis.

A pontuação do Encceja vai de 60 a 180 pontos. Assim, para ser aprovado, é preciso tirar no mínimo 100 pontos em cada prova e no mínimo 5 pontos na redação, que vale de 0 a 10.

Dos quase meio milhão de participantes presentes em todas as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) do ensino médio em 2017, só 20,8% conseguiram a nota mínima exigida para obterem o certificado de conclusão do ensino médio.

A prova do Encceja é considerada, em média, 50% mais fácil do que a prova do Enem. Enquanto o último está mais difícil e conteudista a cada ano, o Encceja foca em conhecimentos do cotidiano e interpretação de texto. O exame possui 30 questões objetivas com quatro alternativas para cada área do conhecimento.

Não tem histórico escolar através do Encceja, somente o certificado de conclusão, pois o certificado e o histórico escolar são documentos diferentes.

COMO ELIMINAR AS DISCIPLINAS NAS QUAIS NÃO FOI APROVADO NO ENCCEJA. Caso o aluno tenha prestado exames pelo ENCCEJA e não tenha sido aprovado em alguma (s) disciplina (s), deve solicitar o Atestado de Eliminação de Áreas das disciplinas em que foi aprovado conforme orientações acima.

Não pode usar o banheiro do local de aplicação, após entregar a prova.