Quantas questões precisa acertar na prova da Receita Federal?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Para ser aprovado no concurso da Receita Federal é preciso obter, cumulativamente: no mínimo 50% de acertos nas questões de conhecimentos básicos; no mínimo 50% de acertos nas questões de conhecimentos específicos; não tirar 0 em nenhuma disciplina.

Na prova objetiva de Auditor serão 6 questões da matéria de Economia e Finanças Públicas. A chance de chutar e errar todas as questões é de 26%.

Quanto as provas aplicadas
Em cada uma das disciplinas do concurso da Receita federal é preciso acertar ao menos 40% das questões.

Muitos professores e concurseiros afirmam que para ser aprovado para Auditor da Receita Federal ou Auditor de um concurso da área fiscal é preciso em torno de 2 mil horas líquidas de estudo. Ou seja, se o concurseiro estudar 05 horas líquidas por dia, serão 400 dias de estudo (01 ano e 03 meses aproximadamente).

Agora, aos dados. No último concurso Receita Federal, inscreveram-se 68.540 candidatos inscritos. Destes, somente 31.943 compareceram às provas. O número de candidatos que alcançaram o mínimo para aprovação foi de somente 804.

Confira abaixo o histórico recente do certame:
06/06/2023: Governo regulamenta bônus por produtividade a auditores fiscais da Receita. 31/05/2023: novo cronograma. 26/05/23: Resultado definitivo da prova objetiva (Auditor-Fiscal) 17/05/23: Resultado Definitivo da Prova Objetiva (Analista-Tributário).

Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.).

A Prova Objetiva de múltipla escolha e a Prova Discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas no Município de Cuiabá, no Estado de Mato Grosso, no dia 04 de junho de 2023.

Informações sobre o concurso público para a Receita Federal do Brasil podem ser obtidas pelo telefone 0800 2834628 e pelo e-mail concursorfb22@fgv.br a partir de 05/12/2022.

Foram 156.373 inscrições, sendo 53.517 para o cargo de Auditor Fiscal e 102.856 para Analista Tributário. Nas tabelas abaixo é possível conferir a relação de inscritos para as vagas de ampla concorrência, negros e PcD, assim como a demanda geral.

A relação de aprovados nesta etapa da seleção foi publicada no site da banca Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta sexta-feira, 26 de maio, e o Direção Concursos construiu uma lista de aprovados por ordem de classificação.

Alguns dos concursos públicos considerados mais difíceis incluem a Magistratura, Procuradoria, Delegado de Polícia, Analista Judiciário do TRT, Analista de Sistemas da Receita Federal e Controlador Geral da União.

Prova discursiva para o cargo de Auditor-Fiscal
Para o cargo de Auditor-Fiscal, a Prova Discursiva será constituída de 2 questões. Cada uma valerá 30 pontos, e o assunto será baseado no conteúdo programático de conhecimentos específicos do cargo.

Nível de Dificuldade
Historicamente o concurso para o cargo de Auditor é considerado mais difícil do que para o cargo de Analista. Isso se dá pelo fato das provas de Auditor possuir maior densidade no conteúdo programático, com mais matérias e com o nível maior de dificuldade nas questões.

Um novo concurso para a Receita Federal já está no radar do Governo Federal e pode ser realizado em 2024. A informação foi dada pela ministra Esther Dweck à Folha Dirigida por Qconcursos.