Quantas questões eu preciso acertar para passar em um concurso público?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Para começar essa pergunta é subjetiva pois cada edital de concurso tem suas especificações, mas, geralmente para passar em um concurso público de 40 questões, você precisará acertar pelo menos metade das questões. Isso significa que você pode errar até 20 questões e ainda assim passar no concurso.

Por exemplo, se a prova contar com 30 questões e a nota de corte for 4,3, o candidato precisa acertar pelo menos 12 questões para passar. Por outro lado, se a nota de corte for 5,5, o candidato precisa acertar 15 questões para passar.

Qual a pontuação mínima que preciso alcançar para ser considerado aprovado? O candidato deve obter pelo menos 70% da pontuação desejada.

No caso de um concurso público com 60 questões, o número de questões que devem ser acertadas para passar varia de acordo com as regras do edital. Por exemplo, alguns editais podem exigir que os candidatos acertem pelo menos metade das questões para serem aprovados.

Via de regra, entendemos que para se passar em uma prova de Concurso Público basta você acertar 50% das questões.

Geralmente, o órgão entra em contato com o candidato por telegrama, e-mail ou telefone. Por isso, é extremamente recomendável que o aprovado mantenha atualizado todas as suas informações pessoais junto ao órgão.

Valor das questões
"Quando o edital não menciona, cada questão vale 1 ponto." Por outro lado, se o edital especifica que determinada disciplina tem peso 2 ou 3, isso quer dizer que cada questão valerá 2 ou 3 pontos.

O que significa nota de corte em concurso? A nota de corte pode ser simplificada como a nota do último candidato aprovado no concurso público. Por exemplo, se um determinado concurso possui 30 vagas, a nota do candidato aprovado em 30º lugar poderá ser utilizada como nota de corte para o próximo edital.

Resposta verificada por especialistas
Em uma prova com 40 questões um candidato que acerte 70% terá respondido 28 questões corretamente.

Se uma prova tem 25 questões, o estudante deve acertar 18 questões.

Se o número total de questões eram 20, então isso equivale a 100%. Com base nisso, quanto menor a porcentagem, menos questões a pessoa acertou. Portanto, a pessoa que acertou 40% da prova, acertou um total de 8 questões.

Ao se elaborar uma prova de 25 acertos, como é o caso, é esperado que o resultado da aplicação gere uma "curva de distribuição normal", isto é, essa prova deve gerar uma média de 12,5 acertos e os candidatos devem estar distribuídos simetricamente entre 0 e 25 acertos (ou entre dois limites internos desse intervalo, ...

Uma prova tem 20 questões e a pontuação é calculada da seguinte forma: para cada resposta correta, o candidato ganha dois pontos; e para cada resposta errada, ou não respondida, o candidato perde um ponto. Para o candidato ser classificado, ele deve obter 7 pontos ou mais.

Veja um exemplo:

  1. Somar os pontos do bloco “Conhecimentos Gerais” (CG)
  2. Somar os pontos do bloco “Conhecimentos Específicos” (CE)
  3. Multiplicar CG por 0,5.
  4. Multiplicar CE por 0,75.
  5. Somar os valores das fases 3 e 4.
  6. Dividir a soma obtida na fase 5 por 4 = nota final da prova objetiva.

Será considerado HABILITADO na Prova Objetiva, o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos no total da Prova Objetiva e não obtiver nota 0 (zero) em qualquer módulo, respeitada a proporção de 6 (seis) vezes o número de vagas em concurso, mais os empatados, em cada uma das 3 (três) listas de ...

Amigo, 50% é a metade de 100%, então neste caso, a metade de 40 é 20.