Quantas procuração uma pessoa pode ter?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Não há limites para o número de procurações, mas convenção pode restringir. Em assembleias, a procuração é bastante usada, pois permite que um condômino possa votar – e até ser votado – sem estar presente fisicamente.

I - pela revogação ou pela renúncia; II - pela morte ou interdição de uma das partes; III - pela mudança de estado que inabilite o mandante a conferir os poderes, ou o mandatário para os exercer; IV - pelo término do prazo ou pela conclusão do negócio.

Quando não expresso prazo na procuração, a mesma não terá prazo de validade. Porém, alguns órgãos (estabelecimentos bancários, INSS…) depois de 01(um) ano exigem a renovação da procuração.

Assim se diz da procuração cujos poderes nela conferidos são suficientes para o seu fim, ou seja, para a prática de um ato ou realização de um negócio.

Conforme artigo 654 da Lei 10.406, de 10/01/2002 (lei do código civil brasileiro), todas as pessoas capazes são aptas para dar procuração mediante instrumento particular, que valerá desde que contenha a assinatura do outorgante, sendo que o terceiro com quem o mandatário tratar poderá exigir que a procuração traga a ...

mas normalmente as procurações que são feitas na entre irmãos um casal sim você pode ter mais de 2 ou 3 outorgantes. para fazer a procuração e o outorgado também né quem está no brasil para receber os poderes também pode ser mais de uma pessoa.

Verbal aquela em que as pessoas unidas veem o outorgante dizer ao procurador que este tem poderes para agir em seu nome. Não é nada recomendável passar poderes verbalmente a outra pessoa. Jamais faça isto. A procuração mais utilizada é a escrita que pode ser pública ou particular.

A revogação de procuração é o ato pelo qual o outorgante cancela os poderes anteriormente concedidos por meio de procuração. A revogação de procuração é feita através de uma Escritura Pública de Revogação de Procuração.

O artigo 689 do Código Civil mantém a validade de atos praticados com base em uma procuração quando as pessoas que tiveram contato com o procurador (por exemplo, uma agência bancária) não sabiam do falecimento. É isso. A regra é que a procuração de pessoa morta não produz mais efeitos.

A revogação de uma procuração ocorre, normalmente, quando o outorgante não julga mais conveniente ser representado pelo outorgado, seja pela perda de confiança, pela vontade de nomear outro procurador, ou pelo desejo de, ele mesmo, praticar os atos antes de responsabilidade do procurador.

O negócio jurídico deve ser declarado nulo quando praticado através de procuração ineficaz, haja vista a incapacidade do outorgante e ausência de poderes especiais e expressos para alienar bens, assim como de ratificação posterior, nos termos dos artigos 654 , 661 , § 2º e 662 do Código Civil .

R$ 292,64

Quanto custa? O preço é tabelado por lei em todos os cartórios deste Estado. Conforme a tabela de custas e emolumentos em vigor a partir de 06 de janeiro de 2023 o valor da procuração, bem como do substabelecimento lavrados no cartório é de R$ 292,64 (até 4 outorgantes).

A procuração tem como finalidade transferir poderes para que uma pessoa represente outra. Com o falecimento, segundo o Art. 682. do Código Civil, o mandato é cessado pela morte ou interdição de uma das partes.

A procuração pode ser revogada a qualquer tempo. Se a relação de confiança entre as partes deixou de existir, o interessado deve providenciar imediatamente a revogação da procuração ou a renúncia dos poderes para que a mesma deixe de produzir efeitos. Não basta simplesmente rasgar o documento.