Quantas portas foram reconstruídas por Neemias?

Perguntado por: aaparicio8 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Embora a muralha atual remonte ao século XVI, a reconstrução manteve as oito portas que historicamente permitiram o acesso à Cidade Velha de Jerusalém.

A Porta do Lixo, Porta dos Resíduos, Porta do Estrume ou Porta do Esterco é, como o nome sugere, a porta através da qual saíam todos os resíduos de Jerusalém.

Simboliza o local de passagem entre dois estados, entre dois mundos, entre o conhecido e o desconhecido, a luz e as trevas, o tesouro e a pobreza extrema. A porta se abre sobre um mistério. Mas ela tem um valor dinâmico, psicológico; pois não somente indica uma passagem, mas convida a atravessá-la.

Deus consola. Governou a Persa e restaurou Jerusalém.

Neemias não se intimidou com a aparente destruição de Jerusalém, porque tinha uma visão de uma cidade reconstruída e sonhava com o cumprimento das profecias do Senhor com relação a Israel. Temos que aprender com Neemias a levantar nossa vida das ruínas, principalmente pagando um preço por meio da oração e do jejum.

4 018 m

A última reconstrução ocorreu entre 1535 e 1538 d.C., quando Jerusalém fazia parte do Império Otomano, segundo ordem de Solimão I. * Nome como inscrito na lista do Património Mundial. O comprimento das muralhas é 4 018 m, a sua altura média é 12 m e a espessura média 8,5 m.

A Porta Formosa ou Porta Dourada era a principal Porta de entrada para o Templo de Jerusalém. Estava defronte ao monte das Oliveiras.

Jesus não disse que é uma das portas, mas “a porta”. Nem Maomé, nem Buda, nem Confúcio, nem Chico Xavier, ou qualquer outro nome pode ser a porta, porque somente Jesus leva ao caminho da vitória e da vida eterna. Jesus é o bom pastor, que dá a vida pelas ovelhas.

Existe um ditado bastante popular que diz que, na vida, quando uma porta se fecha, outra se abre. O sentido da frase é o de que, quando as coisas não acontecem da forma que esperamos e desejamos, sempre há uma outra oportunidade, seja de aprender uma lição ou de agir de forma diferente.

Neemias nos ensina a confessar nossos pecados a Deus
Ele ora a Deus para perdoar seu povo e resgatá-lo de sua própria rebelião contra ele. Afinal, foram, principalmente, seus pecados que levaram Deus a enviar os babilônios a Jerusalém e levá-los ao cativeiro.

Neemias era um homem justo e temia a Deus. O relato trazido por seu irmão o incomodou porque ele sabia que os mandamentos do Senhor não estavam sendo cumpridos como deveriam, e isso o motivou a sair de sua zona de conforto.

O nome desta porta provavelmente nasce do fato que o Rei Ezequias (2Rs 20,20), construiu um túnel subterrâneo fora dos muros de Jerusalém para chegar à fonte de Chinon. O canal chegava até uma piscina chamada de Siloé, perto do palácio do rei Davi e dava água para toda a cidade.

Abertura para entrar e sair de algum lugar: 1 portão, portada, portal, abertura, limiar, ombreira, umbral.

Significa abandonar a mesmice, renovar o pensamento, dar significado à vida e responder positivamente ao chamado de Deus.

2 resposta(s)
Uma porta não é uma porta. Quando ela está entreaberta. Porque portas servem para ficarem fechadas.

Edificar significa erguer; levantar; ou construir algo. É um termo do latim "aedificare". É um verbo transitivo direto e dependendo do contexto pode ter diferentes acepções: Edificar um prédio, está no contexto de construir, erguer ou levantar um edifício.

Continuar lendo O que diz em Neemias 6?