Quantas pessoas têm o mesmo sobrenome?

Perguntado por: nespinosa . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

É possível descobrir com quantas pessoas você compartilha o sobrenome por meio do site Forebears. Além dos números, a plataforma ainda traz detalhes sobre a sua família, como histórias, árvores genealógicas e até mapas interativos.

Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentar as iniciais de seus primeiros nomes; se mesmo assim existir coincidência, colocar os primeiros nomes por extenso.

Ele é usado por mais de 5 milhões de brasileiros e mais de seis milhões de pessoas no mundo. Logo, pela proporção, 1 em cada 40 brasileiros possuem o sobrenome.

Silva, Santos e Oliveira são os três sobrenomes mais comuns do Brasil. Eles são compartilhados por milhões de pessoas em todo o país, mesmo elas não tendo necessariamente ligações de descendência diretas. No Brasil, é o 47º sobrenome mais frequente.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes […]

Ligação entre o sobrenome e a genética
Metade do DNA é proveniente da mãe e a outra metade do pai, ou seja, 50% de cada. Da mesma forma que herdamos o material genético dos nossos pais, os sobrenomes também passam dos pais para todos os filhos, de geração em geração.

No Brasil. A ligação do sobrenome com o Brasil começa muitos séculos mais tarde, com o primeiro conde de São Lourenço, dom Pedro da Silva, governador-geral da colônia entre 1635 e 1639, no final da União Ibérica. Mas foi o alfaiate português Pedro da Silva o primeiro a estabelecer família por aqui.

Isso porque os sobrenomes existentes têm ancestralidade, ou seja, apontam às origens e características de suas famílias. Uma pesquisa do IPEA descobriu que 87,5% dos brasileiros têm nomes ibéricos: vindos da Espanha ou Portugal.

Para comprovar isso, basta utilizar a ferramenta criada pelo IBGE, que permite buscar nomes e avaliar a sua popularidade no Brasil.

Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes. Se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

O sobrenome mais comum é Wang, com 76 milhões de pessoas na China. Em seguida vem Devis , de 69 milhões de indianos. No Brasil, Da Silva é o sobrenome mais popular .

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza gratuitamente um site e aplicativo com essa informação, no qual é possível pesquisar qualquer nome.

Quer traçar a origem de seu sobrenome? Uma boa fonte de pesquisa pode ser o site Forebears, que, como conta reportagem do The Independent, se tornou viral mundo afora graças a uma gigantesca base de dados com quase 11 milhões de sobrenomes e diversas estatísticas sobre eles.

Sobrenomes das famílias mais ricas do Brasil. Batista; Feffer; Godoy Bueno; Marinho; Moreira Salles; Pinheiro; Safra; Trajano.