Quantas pessoas tem desvio de septo?

Perguntado por: ooliveira8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Estima-se que três em cada dez brasileiros tenham desvio de septo nasal. Essa patologia, que pode ser congênita ou resultar de má-formação dos ossos da face e de traumas no nariz, pode causar dificuldade para respirar, baixa qualidade do sono, ronco, sinusites frequentes e dores de cabeça.

O desvio de septo pode ser um distúrbio congênito ou manifestar-se na infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face. Ou, então, resultar de processos inflamatórios, infecciosos ou alérgicos crônicos ou cirurgia. Pode, ainda, ser provocado por traumatismos.

A não reparação de um desvio septal implicado na gênese de sintomas como obstrução nasal, respiração oral, roncos, rinossinusites de repetição, diminuição ou perda de olfato irá, tão somente, manter o referido portador desta alteração privando-se de um respiração nasal ótima, das funções plenas de filtro e olfação do ...

A cirurgia do desvio de septo pode ser feita em qualquer idade, dependendo da indicação e da deformidade que pode estar causando. Para a maioria das pessoas, recomenda-se operar após a fase de crescimento, ou seja, da adolescência em diante. A partir daí, já cessou o crescimento, o osso nasal já está definido.

A rinosseptoplastia tem um preço médio de R$ 14.000, mas vai depender do hospital, do médico e do tipo de cirurgia realizado. Deve-se prestar atenção a todos os cuidados necessários no pré e pós operatórios, o sucesso do procedimento depende em grande parte da dedicação por parte do paciente.

O retorno do desvio do septo após a cirurgia é uma complicação não habitual, mas que pode ocorrer. Quando feito por um bom cirurgião, treinado e experiente, é muito difiícil que haja tal complicação. Podem permanecer pequenos desvios sem causar problemas obstrutivos.

Para desvio do septo não existe tratamento sem cirurgia. Agora se o seu problema é nariz entupido, e o desvio do septo não é a única causa, aí existe sim tratamento com antialérgicos, sprays de anti-inflamatório e lavagem com soro fisiológico, além de outros.

E, assim como a apneia do sono, o desvio no septo também pode ser uma das principais causas do ronco, uma vez que o congestionamento nasal e a obstrução das vias dificultam a passagem do ar que é inalado.

A única forma de tratar definitivamente o desvio do septo nasal é através de cirurgia de correção do septo, a septoplastia. Podem ser utilizadas outras formas de tratamento médico que permitem aliviar a sintomatologia, como veremos de seguida, no entanto não possibilitam a correção da deformidade existente.

Sintomas de um septo desviado
Um pequeno desvio não costuma causar sintomas. Contudo, se o desvio for grave, pode obstruir um lado do nariz, causando congestão nasal e tornando a pessoa propensa à inflamação dos seios paranasais (sinusite.

Nos primeiros 2 dias deve-se dormir com a cabeceira elevada (dormir com 2 travesseiros). Se quiser coloque compressa gelada ou bolsa de agua gelada na região do nariz 3x ao dia com duração de 15 minutos. Tomar as medicações conforme prescrição medica.

Sim, a cirurgia de septoplastia e a cirurgia de amigdalectomia requerem intubação para poder realizar o procedimento.

É esperado que após uma cirurgia nasal ocorra saída de fluídos e crostas pelo nariz devido ao processo se cicatização durante o primeiro mês pós-operatório. Mas, mesmo, assim é importante manter o acompanhamento médico constante neste período para diferenciar o que é normal e o que pode ser alguma complicação.

Olá, a presença de desvio de septo não é uma contra indicação para a lavagem nasal. A lavagem nasal deve ser realizada diariamente nesses pacientes visto que a aplicação do soro fisiológico no nariz ajuda na eliminação de secreção, que muitas vezes é dificultada pela presença do desvio de septo.

Os sintomas mais comuns do desvio de septo são: respiração pela boca, apnéia do sono, roncos, dores na região frontal da face, sinusite e até mesmo sangramento nasal. Em alguns casos, o nariz pode apresentar aparência externa torta, em razão de essa estrutura interna estar com desvio.

Entre os maiores benefícios da septoplastia, pode-se citar a melhora no paladar e olfato, respiração mais efetiva, sono sem interrupções, redução das crises de sinusite e melhora no desempenho esportivo, pois respirando normalmente o paciente terá mais fôlego.

Mantenha o repouso pelo tempo necessário: “A gente normalmente orienta o afastamento do trabalho por 15 dias. Se for um serviço mais administrativo, pode voltar antes, em 7 ou 10 dias. Mas, em relação ao esforço físico, o mínimo é 15 dias.

No primeiro dia o paciente deverá descansar, a alimentação deve ser fria e pastosa ou líquida, evitando esforços para mastigação. Essa orientação deve ser mantida até o terceiro dia, quando alimentos sólidos podem ser reintroduzidos na dieta, salvo opções que exigem muito esforço para mastigar ou difícil digestão.

A melhor posição para dormir com nariz entupido é com a cabeça elevada. Dessa forma, você ajuda os seios da face a se livrarem da secreção e não entope as vias aéreas. Para isso, você pode usar travesseiros mais altos, que ajudam na posição do corpo para facilitar essa drenagem de secreção.

Na verdade, ter um desvio de septo não significa que você vai ter um problema de apneia obstrutiva do sono, e se você tem um problema de apneia do sono, isso não significa que você tenha um desvio de septo. Nesse caso a obstrução nasal é geralmente causada por uma deformidade do septo nasal.

Apenas pacientes com graus de desvios septais elevados, com sintomas que comprometem as funções nasais, precisam fazer o tratamento cirúrgico. O objetivo é aliviar os sintomas e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida. De acordo com a ABORL-CCF, a septoplastia deve ser realizada somente após os 16 anos.