Quantas pessoas são Sedentarias no Brasil?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Já entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante: 84%. A fim de evidenciar a importância de manter o olhar sobre o tema, 10 de março é o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo.

De acordo com o levantamento, 22% dos brasileiros se exercitam diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana, 8% ao menos duas vezes por semana e 5% uma vez por semana. Estes avaliam o estado de saúde individual como muito bom ou regular.

O aumento do sedentarismo foi um dos impactos da pandemia de Covid-19 no Brasil, conforme especialistas ouvidos pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. Os debatedores reforçaram que a educação física deveria ser considerada política de Saúde, pois é essencial na prevenção de doenças físicas e psicológicas.

No Nordeste, a maioria do sedentários disse que não pratica esportes por não ter tempo, são 54,3% nessa situação. No Sudeste, 62,8% dos entrevistados se enquadraram entre os sem tempo, o menor índice para essa justificativa foi registrado no Centro-Oeste, 51,6%.

O sedentarismo também é muito associado a diabetes e à obesidade, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares. Ainda existem indícios de maior incidência de tipos de câncer em pessoas sedentárias, dado que a atividade física ajuda na redução do risco de aparecimento dessas doenças.

O sedentarismo está por trás de 13,2% das mortes no Brasil, segundo uma pesquisa publicada pela revista médica Lancet. No País, a inatividade é a causa de 8,2% dos casos de doenças cardíacas, 10,1% dos casos de diabetes tipo 2, 13,4% dos casos de câncer de mama e 14,6% dos casos de câncer de cólon.

A realidade brasileira. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças relacionadas ao sedentarismo matam 300 mil pessoas por ano no Brasil. Esse número tende a continuar crescendo à medida em que as pessoas dizem “não ter tempo” para praticar atividades físicas.

Redação. Em um estudo divulgado pelo CupomValido.com.br, com dados da Numbeo, IBGE e Statista sobre o mercado fitness no Brasil, mais de 30% dos brasileiros realizam atividades físicas no nível recomendado.

Ranking dos 5 esportes mais praticados no Brasil

  1. Futebol. Se você respondeu “futebol” como o principal esporte no Brasil, acertou! ...
  2. Caminhada. ...
  3. Fitness. ...
  4. Ciclismo, ginástica rítmica e artística. ...
  5. Lutas e artes marciais.

Pesquisas da Universidade de Oslo concluíram que se exercitar pode aumentar em até cinco anos a expectativa de vida de um idoso. Mais do que isso, pode ser tão eficiente quanto parar de fumar.

Quais as consequências do sedentarismo no Brasil?

  • Diabetes tipo 2;
  • Aumento do colesterol;
  • Obesidade;
  • Atrofia muscular;
  • Insônia e outros distúrbios do sono;
  • Ansiedade e depressão;
  • Problemas articulares;
  • Problemas cardiovasculares.

Quanto tempo leva para sair do sedentarismo? Não há um tempo exato como resposta a esse questionamento em razão da pessoalidade de cada caso. No entanto, adotando-se as recomendações da OMS, em cerca de 3 meses, ou menos, a condição já não será mais a que caracterizava o sedentarismo.

Os pesquisadores lembram que a inatividade física está ligada a um risco aumentado de doenças não transmissíveis, como enfermidades cardíacas, diabetes e cânceres.

Palmas

Capital fitness
Uma pesquisa do Ministério da Saúde divulgada em abril mostrou que Palmas é a capital brasileira com as menores taxas de obesidade, excesso de peso e hipertensão.

Para saúde e bem-estar, a OMS recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana (ou atividade física vigorosa equivalente) para todos os adultos, e uma média de 60 minutos de atividade física aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

A ausência de uma prática regular de atividade física leva ao sedentarismo. De acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), uma pessoa, entre 18 e 60 anos, é considerada sedentária é aquela que tem uma prática de atividade física leve inferior a 150 minutos por semana.