Quantas pessoas saíram do Egito com José?

Perguntado por: amoura8 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Esse número é confimado em recenseamentos futuros: “O total de recenseados foi de seiscentos e três mil e quinhentos e cinquenta.” (Números 1,46) “Os filhos de Israel eram, portanto, seiscentos e um mil, setecentos e trinta recenseados.” (Números 26,51).

Primeiro, pela magnitude do evento. A Bíblia diz que 2 milhões de hebreus fugiram do Egito. Um Réveillon de Copacabana, e o equivalente a 3% da população mundial da época, estimada em 70 milhões de almas.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

Saída do Egito: uma multidão de 2,5 milhões de pessoas, todos com um mesmo coração, regozijando-se com a libertação dada por Deus.

Foram 12 as tribos de Israel que participaram dessa importante passagem bíblica.

400 anos

Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).

Após esse período em Canaã, a narrativa conta que os hebreus decidiram migrar-se para o Egito. Isso pode ter acontecido por volta de 1700 a.C. e foi motivado pela escassez de alimentos em toda Canaã. O Egito, por sua vez, era uma terra fértil, por conta do rio Nilo, e por isso não enfrentava escassez de alimentos.

Nome oficial: República Árabe do Egito. Gentílico: egípcio. Extensão territorial: 1.001.450 quilômetros quadrados. Localização: nordeste da África.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Por volta de 1100 a.C., o império egípcio foi novamente dividido em Alto e Baixo Egito. A dissolução acabou permitindo que os assírios avançassem sob o território. Em 662 a.C., o rei Assurbanipal conseguiu subjugar o politicamente combalido governo egípcio. Daí em diante, outras civilizações dominaram o Egito.

Êxodo 32:15–29. Moisés destrói as tábuas de pedra e o bezerro de ouro, e os levitas matam 3.000 israelitas rebeldes.

Você teria pensado que o povo tomou coração, lembrando as promessas que Deus fizera e os milagres que tinham visto ele executar. Mas não. Por causa da incredulidade, quando eles vieram para cima contra a resistência, eles preferiram apedrejar estes homens de fé do que assumir uma batalha e lutar para a Terra Prometida.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano. Ao longo do tempo, muitos nomes foram dados a esta área.

Israel revelou que ainda não estava devidamente preparado para entrar na Terra Prometida e uma geração inteira destinava-se a morrer no deserto. A esperança de Moisés de entrar brevemente em Canaã foi apagada de um golpe e o período de julgamento requerido por Deus foi substituído.

Na saída do Egito Moisés conduziu o povo hebreu por 40 anos no deserto rumo à terra prometida, conforme o relato bíblico: “A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz?

Na passagem bíblica, a travessia do Mar Vermelho durou uma noite inteira. Ou seja, a duração de um tsunami não seria tempo suficiente para que todos os israelitas fugissem.

A saída do Egito é uma passagem bíblica que está relatada no Velho Testamento, no livro de Êxodo, que justamente significa “saída”.

Josué, auxiliar de Moisés
Quando Josué saiu do Egito, ele já tinha mais de 40 anos de idade.

Foram duas pessoas que entraram na Terra prometida dos hebreus que saíram do Egito: Calebe e Josué.

O chamado de Josué como profeta foi confirmado aos israelitas quando Deus separou as águas do Rio Jordão e permitiu que eles o cruzassem até a terra prometida.