Quantas pessoas que saíram do Egito e entraram na Terra Prometida?

Perguntado por: oalegria . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

Josué e Calebe, foram as duas únicas pessoas que saíram do Egito junto com Moisés, e o povo de Israel e entraram na Terra Prometida.

Essa migração fez com que, finalmente, todos os filhos de Jacó se reunissem no Egito; eram setenta pessoas (Gn 46, 8-27). (GRENZER, 2013, p.

Saída do Egito: uma multidão de 2,5 milhões de pessoas, todos com um mesmo coração, regozijando-se com a libertação dada por Deus.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano. Ao longo do tempo, muitos nomes foram dados a esta área.

Os hebreus foram guiados por Abraão para migrarem da Civilização Mesopotâmica em busca de melhores pastagens e de terras mais férteis, se deslocando até a região da Palestina, em Canaã, “a terra prometida”.

Porém, Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do Mar Vermelho” (Êx 13.17-18). Mesmo pelo “caminho do deserto”, Israel poderia ter chegado a Canaã em dois anos. Contudo, suas jornadas do Egito a Canaã levaram quarenta anos!

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.

Moisés percebeu isto, que no Egito, terra da escravidão, não teriam futuro e que deveriam retornar a terra que Deus doará a seus pais. O Egito no quadro do Oriente Médio se tornou uma grande civilização por causa das águas do Rio Nilo, que fornecia adubo e água para uma agricultura exuberante.

Foram 12 as tribos de Israel que participaram dessa importante passagem bíblica.

Alguns querem afirmaram que chegariam a um número entre 2 milhões a 3 milhões de Israelitas. O livro dos Números fala de um recenseamento de Israel, que confere com os números apresentados no livro dos Êxodo.

“O total de recenseados foi de seiscentos e três mil e quinhentos e cinquenta.” (Números 1,46)

Na saída do Egito Moisés conduziu o povo hebreu por 40 anos no deserto rumo à terra prometida, conforme o relato bíblico: “A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz?

A fuga do Egito
Na fuga chegou à terra de Midiã, abrigando-se na casa de Jetro, um sacerdote. Durante 40 anos permaneceu ali, vivendo como pastor de ovelhas e tendo um dia a dia pacato. Casou com a filha de Jetro, Zípora e teve dois filhos: Gerson e Eliezer.

Por conta disso, ele passou a ser maltratado pelos seus iguais e, depois de anos de sofrimento e humilhação, acabou fugindo para viver sozinho, como nômade. É assim que ele acaba cruzando o caminho dos hebreus e torna-se, com o tempo, um aliado do exército de Israel.

Quando os hebreus chegaram a Canaã, encontraram a terra povoada pelos cananeus (povos originários da região) e filisteus. A narrativa bíblica conta que a região teria sido conquistada em uma campanha militar feita sob a liderança de Josué.

A maldição de Cam (que fez Canaã ficar negro por castigo, similar ao que acontecera com Caim) foi o que respaldou em 1455, com a promulgação da Bula Romanus Pontifex, a escravização e a exploração da África pelo Reino de Portugal.

A distância entre o Egito e a Terra Prometida ( Canaã ) é de 425 km.