Quantas pessoas morreram por causa da varíola do macaco?

Perguntado por: mgoulart . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Globalmente, houve mais de 68 mil casos de varíola dos macacos e 25 mortes confirmadas no surto atual, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com estudiosos, somente no XX a varíola pode ter sido a causa de, aproximadamente, 500 milhões de mortes. Causada pelo vírus orthopoxvírus variolae, ela era transmitida de pessoa para pessoa, por meio das vias respiratórias.

Sobre o Monkeypox
A cepa endêmica na África Ocidental, que tem uma taxa de letalidade de 1% a 3%, é a única identificada nos mais de 600 casos em 33 países membros da OMS até 26/5.

Cansaço; Dores no corpo; Aumento de linfonodos; Lesões na pele, que podem coçar e doer, principalmente na face, nos membros e na região genital.

A maneira mais segura de se prevenir contra a varíola dos macacos é evitar o contato direto com pessoas contaminadas, lavar as mãos com água e sabão e recomenda-se o uso de máscara de proteção cobrindo nariz e boca.

Varíola dos macacos: como se prevenir? De acordo com a campanha, a principal forma de prevenção contra a varíola dos macacos é evitar contato com pessoas infectadas e objetos contaminados (toalhas, lençóis, copos e talheres, por exemplo).

Embora o animal considerado reservatório do vírus seja desconhecido, os principais candidatos são pequenos roedores (como os esquilos) das florestas tropicais da África, principalmente na África Central e Ocidental. O primeiro caso humano foi identificado em uma criança na República Democrática do Congo em 1970.

HIV/AIDS (1981-presente): 25-35 milhões de mortes.

A doença cardíaca permanece a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos. As doenças respiratórias ocupam o segundo lugar, seguidas por Alzheimer e outras demências em terceiro.

#1 - Gripe Espanhola
Durante os anos de 1918 e 1919 a Gripe Espanhola ceifou a vida de 50 a 100 milhões de pessoas. Esse número foi maior que as mortes da primeira guerra mundial.

Mortes são resultado de resposta inflamatória maciça, que causa choque e falência de múltiplos órgãos, geralmente na 2ª semana da doença. Cerca de 5 a 10% das pessoas com varíola major desenvolvem tanto uma variante hemorrágica como uma maligna (plana).

De acordo com o portal Our World In Data, já foram confirmados mais de 21 mil casos da doença até o momento e, como mencionado anteriormente, são oito mortes até agora.

Sim, a doença tem cura. Inclusive, na maioria das vezes a varíola dos macacos é autolimitada, ou seja, se cura de maneira espontânea. Comumente, os sintomas começam depois do tempo de incubação e permanecem por duas a quatro semanas.

Os médicos têm que ter alerta ao diagnóstico quando suspeitarem de catapora testar a varíola de macacos. Tem uma importância clínica porque esses indivíduos, que estão com os dois vírus circulando, podem aumentar a circulação do vírus da catapora e infectar outras pessoas suscetíveis”, explica o médico Amilcar Tanure.

A varíola dos macacos é transmitida pelo monkeypox, vírus que pertence ao gênero orthopoxvirus da família Poxviridae, e é considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos ...