Quantas pessoas morreram nas câmaras de gás?

Perguntado por: mramires2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

As sessões de extermínio duravam 30 minutos, e matavam por volta de 800 pessoas de uma vez, entre indivíduos com deficiência física, idosos, crianças e doentes. Os que eram mais altos acabavam morrendo primeiro, pelo gás se concentrar principalmente nos cantos superiores da câmara, por ser mais leve que o ar.

Câmaras de gás
Demorava cerca de quatro a cinco minutos para todos morrerem, exceto as pessoas na frente de onde o gás entrava. Ali era mais rápido." O Zyklon B foi entregue nos campos em forma de pastilhas de cristal. Assim que elas eram expostas ao ar, se transformavam em gás venenoso e começavam a matar as pessoas.

Seis milhões de judeus foram mortos. 77 anos depois da Segunda Guerra Mundial, o planeta continua alerta para movimentos neonazistas. O Holocausto representou o massacre de seis milhões de judeus e outras minorias.

As câmaras de gás em Majdanek usavam monóxido de carbono e Zyklon B. Milhões de judeus foram mortos nas câmaras de gás dos campos de extermínio como parte da “Solução Final”.

As sessões de extermínio duravam 30 minutos, e matavam por volta de 800 pessoas de uma vez, entre indivíduos com deficiência física, idosos, crianças e doentes. Os que eram mais altos acabavam morrendo primeiro, pelo gás se concentrar principalmente nos cantos superiores da câmara, por ser mais leve que o ar.

Um apetite assassino inesgotável. Odilo Globocnik gabou-se de ser o nazista que eliminou a maioria dos judeus. Ele foi o responsável pela construção e operação de campos de extermínio.

Zyklon B

O Zyklon B, em forma de comprimido, se transformava em gás letal quando entrava em contato com o ar. Por ter ação rápida, foi escolhido para ser o instrumento de extermínio em massa em Auschwitz, e lá, no auge das deportações, até 6.000 judeus eram mortos diariamente por este gás.

Estima-se que cerca de 20 mil a 25 mil judeus sobreviventes desembarcaram no Brasil durante e depois da guerra. Muitas dessas pessoas escolheram o Estado de São Paulo como um novo lar. Joshua Strul, de 89 anos, tinha apenas 8 quando as tropas nazistas chegaram à Romênia.

O maior campo de extermínio foi Auschwitz-Birkenau, que no começo de 1943 já possuía quatro câmaras de gás que operavam com o gás venenoso Zyklon B. No auge das deportações, mais de 6.000 judeus eram asfixiados por dia com este gás, em Auschwitz-Birkenau, Polônia.

Em janeiro de 1945 as forças soviéticas libertaram Auschwitz, em fevereiro o de Gross-Rosen, em abril os de Sachsenhausen e Ravensbrueck, e em maio o de Stutthof.

Cerca de 3 milhões de soldados alemães que serviram na Segunda Guerra Mundial morreram no leste europeu, onde ocorreram as batalhas mais sangrentas. Na maioria das vezes, as condições não permitiam que os mortos fossem enterrados em túmulos identificáveis.

A URSS, que incorporava para além da Rússia outras 15 repúblicas, perdeu 26,6 milhões de pessoas, ou seja, mais de metade de todas as mortes da II Guerra Mundial, que somam 50 milhões. Só nos territórios ocupados, as tropas nazistas exterminaram mais 11 milhões de pessoas, dos quais 7 milhões de civis.

O Holocausto foi um processo contínuo que ocorreu por toda a Europa entre os anos de 1933 a 1945. O antissemitismo foi a base do Holocausto. O antissemitismo, o ódio ou preconceito contra os judeus, era um princípio básico da ideologia nazista. Esse preconceito, que já era disseminado, piorou em toda a Europa.

Os agentes da Polícia Rodoviária Federal envolvidos na abordagem que resultou na morte de Genivaldo Santos, em Umbaúba (SE), vão a júri popular pelos crimes de tortura-castigo e homicídio triplamente qualificado. O crime aconteceu em maio de 2022.