Quantas pessoas morreram na construção da ponte?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

A ditadura militar brasileira registrou 33 mortes durante o processo de construção da ponte, embora algumas estimatvas cheguem a cerca de 400 óbitos, sendo que alguns dos corpos teriam supostamente sido 'sepultados' no concreto dos pilares, visto que não havia tempo para resgates.

Uma batida entre dois carros de passeio na Ponte Rio-Niterói causou grande lentidão no trânsito que seguia sentido Niterói na tarde desta segunda-feira (17). O acidente foi por volta das 15h na altura da Grande Curva. Não houve feridos.

23 de agosto de 1968

Cerca de 10 mil operários trabalharam na construção, além de 200 engenheiros. Era o auge da ditadura e as condições de trabalho eram precárias e sem o atendimento dos itens básicos de segurança.

Foi edificada num tempo recorde de 2 anos, 2 meses e 5 dias, em que não houve nenhum acidente mortal durante as horas de trabalho, o que testemunha a organização da construção e a alta qualificação da mão-de-obra, permitindo ser inaugurada a 31 de março de 1889 e abrir as suas portas a 6 de maio do mesmo ano, a tempo ...

Inicialmente, tubos foram cravados no fundo do mar. Depois de concretados, estes tubos passaram a ser a sustentação da ponte. O processo de fundação da ponte começou nas ilhas flutuantes, ao fincar-se uma camisa metálica no fundo do mar.

A obra demorou pouco menos de seis anos para ser concluída e foi entregue no dia 4 de março de 1974, sendo considerada, na época, a segunda maior ponte do mundo, perdendo apenas para a Ponte do Lago Pontchartrain, nos Estados Unidos.

A firma Noronha Engenharia, sediada no Rio de Janeiro, preparou o projeto dos acessos no Rio de Janeiro e em Niterói, assim como a ponte de concreto sobre o mar.

O custo da ponte, ao final da obra, ficou em torno de Crz$ 800 milhões, quase quatro vezes mais do que o valor do primeiro contrato. A escalada dos custos colou em Andreazza suspeitas de favorecer empreiteiras, fama que jamais o abandonaria.

Embarcação à deriva no mar bateu na ponte e causou o fechamento da ponte nos 2 sentidos da rodovia. A ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro, foi liberada na noite desta 2ª feira (14. nov. 2022) depois de mais de 3 horas fechada nos 2 sentidos.

Tudo devido ao alto fluxo de veículos no sentido capital. O auge do engarrafamento foi registrado às 8h50, com lentidão se arrastando até à saída para o Gasômetro, informou a Ecoponte, concessionária que administra a via.

Lentidão para o Rio dos acessos ao Gasômetro. Travessia em 41 minutos.

Ponte Presidente Costa e Silva

Oficialmente conhecida como Ponte Presidente Costa e Silva, foi inaugurada em 4 de março de 1974.

É como se fossem 167 mil veículos por dia. O maior fluxo está previsto para o sentido Niterói e Região dos Lagos, quando cerca de 80 mil veículos devem seguir para estas cidades somente nesta quinta-feira.