Quantas pessoas morreram na cheia de 1975 em Pernambuco?

Perguntado por: epires5 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

O Governo de Pernambuco informou que, com as 106 vítimas confirmadas, o Estado ultrapassou o número de 104 pessoas que morreram na grande enchente de 1975, quando 80% da capital Recife ficou submersa, até então o maior número de vítimas causados pelas chuvas no estado.

Já em 1975, a cheia ficou marcada pelo boato do rompimento da barragem de Tapacurá e teve até registro de mortes por ataques cardíacos diante do susto causado pela notícia falsa. Cerca de 80% do território habitado do Recife ficou debaixo d'água.

Foram 3.420 mortes violentas durante 2022, enquanto em 2021 houve 3.370 casos. O estado é o terceiro mais violento do Nordeste, ficando atrás de Alagoas e do Piauí, que registraram aumento de 5,7% e 4,9% neste índice, respectivamente.

desastre de Chernobyl

Chernobyl (1986) – Ucrânia (ex-URSS)
A desastre de Chernobyl ocorreu durante um teste de sistema no reator 4 da central nuclear, perto da cidade de Pripyat, na antiga República Socialista Soviética da Ucrânia.

incêndio do Gran Circo Americano

A maior tragédia ocorrida no Brasil foi o incêndio do Gran Circo Americano, em Niterói, Região Metropolitana do RJ, que deixou 503 mortos e mais de 300 feridos. Três mil pessoas estavam na plateia quando o fogo começou, 20 minutos antes do fim do espetáculo. Foi em 17/12/1961.

O combate de 17 de agosto de 1645, que ficou conhecido como a Batalha de Casa Forte, em alusão ao local onde foi travado, uma das mais notáveis vitórias pernambucanas contra o domínio holandês.

O desastre aconteceu na manhã da sexta (7), deixando 14 mortos e sete feridos. O imóvel havia sido interditado desde 2010, mas foi reocupado em 2012. Nesta reportagem, o g1 mostra um pouco da história das pessoas que ficaram soterradas pelos destroços do bloco D7 do Conjunto Beira-Mar.

Boate Kiss

Boate Kiss (2013)
Foi considerado o segundo maior incêndio do Brasil em número de vítimas, ficando atrás apenas do Gran Circus. O incêndio da Boate Kiss resultou em 242 mortes e 636 feridos.

Acompanhado por artistas, arquitetos, engenheiros, poetas, médicos, cartógrafos, astrônomos e imigrantes judeus (que fugiam da repressão religiosa da Inquisição), Nassau construiu uma cidade planejada e imprimiu um ritmo de desenvolvimento nunca visto neste continente.

A origem do Recife remonta à terceira década do Século XVI, quando era uma estreita faixa de areia protegida por uma linha de arrecifes que formava um ancoradouro. Devido as suas características físicas favoráveis, o local passou a abrigar um porto.

Pernambuco registra 13 mortes de crianças por mil nascidos vivos, enquanto a média nacional é de 13,3 óbitos por mil nascidos vivos, segundo Ministério da Saúde. Apesar de registrar queda em 20 anos, a taxa de mortalidade infantil no estado de Pernambuco beira a média nacional: são 13 óbitos por mil nascidos vivos.

No total, foram computadas 322 homicídios, com uma média de mais de 10 pessoas mortas por dia.

1. Gran Circo Norte Americano – Dezembro de 1961. Causa: A tragédia do Gran Circus Norte-Americano é considerado um dos maiores incêndios do Brasil em número de vítimas, foi um ato criminoso.

  • Terremoto de Ashgabaqt, União Soviética, em 1948: até 110 mil mortos.
  • Terremotos na Turquia na fronteira com a Síria, em 2023: ao menos 36 mil mortos.
  • Terremoto de Erzincan, Turquia, em 1939: 33 mil mortos.
  • Deslizamento de Khait, União Soviética, em 1949: 28 mil mortos.
  • Terremoto na Armênia, em 1988: mais de 25 mil mortos.

O que aconteceu? 65 pessoas morreram, casas foram destruídas e rodovias bloqueadas após um temporal histórico que atingiu o Litoral Norte de São Paulo durante final de semana do carnaval, em fevereiro.

272 pessoas

No dia 25 de janeiro de 2019, às 12h28, a barragem da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, se rompeu, causando a morte de 272 pessoas e espalhando resíduos de minério pela bacia do Rio Paraopeba . Em 2023, a tragédia completa quatro anos .

Chovia forte há meses em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, quando uma tromba-d'água atingiu a cidade e matou mais de 400 pessoas em 18 de março de 1967.

de 1817

E efetivamente Pernambuco se separa no 6 de março de 1817, na famosa carta magna, que é feriado aqui no nosso estado", afirmou Domingues. LEIA TAMBÉM: Bandeira do estado simboliza luta por liberdade e democracia. Data Magna de Pernambuco: entenda por que 6 de março é feriado no estado.

A Avenida 17 de Agosto, na Zona Norte do Recife, faz referência a um fato histórico da capital, o dia da chamada batalha de Casa Forte, que aconteceu em 17 de agosto de 1645.

A Revolução Pernambucana iniciou-se no dia 6 de março de 1817, com a morte do brigadeiro português Manoel Joaquim Barbosa de Castro. O brigadeiro português foi morto quando estava cumprindo as ordens do governador local de prender o capitão José de Barros Lima, denunciado por participar de uma conspiração.

No dia 7 de julho deste ano, parte de um prédio desabou e deixou 14 mortos e sete feridos no Conjunto Beira-Mar, no bairro do Janga, em Paulista, no Grande Recife. Um mês, as pessoas que perderam parentes, amigos e o local onde moram ainda esperam providências (veja vídeo acima).