Quantas pessoas morreram de cólera?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Doença infecciosa intestinal aguda, causada pela enterotoxina do Vibrio cholerae O1 e O139. A última epidemia de cólera ocorrida no Brasil foi no ano de 1991 e fez 168.646 com 2.035 óbitos até 2004, com a maioria dos casos em estados do Norte e do Nordeste.

Tese apresenta trabalho inédito sobre a pandemia da gripe espanhola no ES. A gripe espanhola é considerada uma das pandemias mais devastadoras e letais da história. A doença alastrou-se por todas as regiões do mundo e deixou o maior número de infectados e mortos, se comparada com outras pandemias.

Num período de aproximadamente três anos, compreendido entre abril de 1991 e abril de 1994, o V. cholerae conseguiu adentrar em todas as regiões brasileiras, sendo o seu maior impacto sentido, devido à grande produção de casos, nas regiões Norte e Nordeste, com o Sul e Sudeste sendo poupados.

A vacina contra a cólera (DUKORAL®) é uma vacina inativada, para administração oral, em indivíduos com idade igual ou superior a 2 anos e está indicada para viajantes para zonas endémicas/epidémicas da doença.

A partir de 2006, não houve casos autóctones de cólera no Brasil, tendo sido notificados apenas 3 casos importados, um de Angola (2006), um da República Dominicana (2011) e um de Moçambique (2016). A transmissão ocorre, principalmente, pela ingestão de água contaminada por fezes ou vômitos de doente ou portador.

Antes da Covid-19, a pandemia mais recente havia sido em 2009, com a chamada gripe suína, causada pelo vírus H1N1.

Causa. A cólera é causada pela ação da toxina liberada por dois sorogrupos específicos da bactéria Vibrio cholerae (sorogrupos O1 e O139). A toxina se liga às paredes intestinais, alterando o fluxo normal de sódio e cloreto do organismo.

A doença causa diarreia profusa e vômitos, que podem levar à morte por desidratação intensa, por vezes, em questão de horas.

Causador: vírus influenza H1N1, transmitido entre pessoas. Com o surgimento da covid-19, a pandemia de 1918 voltou a ser assunto, já que as duas situações apresentam semelhanças. Assim como em 2020, o uso de máscaras era obrigatório, e medidas de distanciamento social foram adotadas para conter a doença.

Atualmente, a febre amarela silvestre (FA) é uma doença endêmica no Brasil (região amazônica). Na região extra-amazônica, períodos epidêmicos são registrados ocasionalmente, caracterizando a reemergência do vírus no País.

8 doenças silenciosas que precisam de atenção redobrada

  1. Hipertensão. A hipertensão, também conhecida como pressão alta, atinge 33% dos brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). ...
  2. Osteoporose. ...
  3. Diabetes. ...
  4. Aids. ...
  5. Disfunções na tireoide. ...
  6. Glaucoma. ...
  7. HPV. ...
  8. Depressão.

No surto de cólera ocorrido em 1854 em Londres o médico londrino John Snow fez uma descoberta que salvaria milhares de vidas.

É transmitida pela ingestão da água, alimentos, peixes, frutos do mar e animais de água-doce contaminados por fezes ou vômito de indivíduo portador da doença, sem o devido tratamento. Mãos que tiveram contato com a bactéria ou mesmo moscas e baratas podem provocar a infecção por este patógeno.

A prevenção envolve a melhora das condições de saneamento e do acesso a água potável. A vacina contra a cólera, administrada por via oral, oferece proteção razoável por um período de seis meses, protegendo também contra outro tipo de diarreia causado por E. coli.

Organização Mundial da Saúde diz que resultado se deve à prevenção e tratamento nos maiores focos globais da epidemia: Haiti, RD Congo e Somália; nos países de língua portuguesa, Angola teve maior número de pacientes; já Cabo Verde e São Tomé e Príncipe não registaram casos.

Em julho de 1856, o grande surto de cólera arrefeceu no Rio de Janeiro. Em 1867, a doença estava de volta em toda província do Rio de Janeiro, porém com menor intensidade na capital. E só foi considerada erradicada ao final do século XIX.

Já usada em vários países e aprovada recentemente no Brasil, a vacina contra a doença se compõe de diferentes frações das cepas Inaba e Ogawa do Vibrio cholerae e da subunidade B da toxina colérica recombinante.

O ano era 1996. O lugar, interior de São Paulo, mais precisamente Ribeirão Preto. Enquanto isso o Marcelo Carneiro era só um empresário carioca chegando na cidade.

A cólera é uma doença infecciosa que ataca o intestino dos seres humanos. A bactéria que a provoca foi descoberta por Robert Koch em 1884 e, posteriormente, recebeu o nome de Vibrio cholerae.

A origem do cólera encontra-se na Ásia, mais propriamente no rio Ganges, a partir do qual se espalhou por todo o mundo pelas rotas comerciais.

A varíola assombrou o mundo por mais de 3 mil anos, pois, sua transmissão, por meio do vírus orthopoxvírus variolae, acontecia de uma pessoa para outra, por vias respiratórias.