Quantas pessoas morreram construção da ponte Rio-niterói?

Perguntado por: nxisco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

De acordo com a imprensa da época, 32 pessoas morreram durante o processo de construção da ponte, embora se acredite que o número seja bem maior. Segundo alguns pesquisadores, muitas reportagens a esse respeito não foram publicadas devido à censura a imprensa em vigor então.

A construção começou, efetivamente, em janeiro de 1969 e, depois de cinco anos, a Ponte Rio-Niterói foi inaugurada em 4 de março de 1974.

Segundo dados oficiais da Ecoponte, concessionária que administra a via desde 2015, o volume diário médio de tráfego na ponte Rio-Niterói é de 150 mil veículos. Passam por lá, todos os dias, 400 mil pessoas. E no ano passado, 2022, novos acontecimentos agitaram a Ponte.

Inicialmente, tubos foram cravados no fundo do mar. Depois de concretados, estes tubos passaram a ser a sustentação da ponte. O processo de fundação da ponte começou nas ilhas flutuantes, ao fincar-se uma camisa metálica no fundo do mar.

O custo da ponte, ao final da obra, ficou em torno de Crz$ 800 milhões, quase quatro vezes mais do que o valor do primeiro contrato. A escalada dos custos colou em Andreazza suspeitas de favorecer empreiteiras, fama que jamais o abandonaria.

A ponte Rio-Niterói — importante via de ligação da região metropolitana do Rio de Janeiro — foi interditada por volta das 18h30 da tarde desta segunda-feira (14/11) após um navio à deriva se chocar contra a estrutura.

Embarcação à deriva no mar bateu na ponte e causou o fechamento da ponte nos 2 sentidos da rodovia. A ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro, foi liberada na noite desta 2ª feira (14. nov. 2022) depois de mais de 3 horas fechada nos 2 sentidos.

são caixas de aço presas à estrutura por molas. quando a ponte rio niterói começa a balançar. esses atenuadores produzem uma força. que serve para contrabalancear e manter ela parada.

A Ecoponte, concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói, prevê uma circulação de cerca de 1,9 milhão de carros na via durante o Carnaval 2023, entre os dias 15 e 27 de fevereiro.

Entretanto, sob a Ponte Rio-Niterói passam petroleiros de grande porte, em função da existência do terminal marítimo da Petrobras, situado no interior da baía. O gabarito de navegação adotado na região de maior profundidade da baía tem largura de 260m e altura de 60m.

ponte Beipanjiang

O recorde de ponte mais alta do mundo vai para a China. A ponte Beipanjiang está a 565,4 metros acima do nível médio da água do mar. Seu comprimento total é de 1.341,4 metros e tem um vão de 720 metros. Seu ponto mais alto equivale à altura de um prédio de 200 andares, impressionante!

Trânsito livre na Ponte, sentido Região dos Lagos. Tempode travessia: 13 minutos.

18 minutos

Tempo de travessia da Ponte Rio-Niterói é de 18 minutos.

Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio–Niterói, é uma ponte que atravessa a Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Ela conecta os municípios do Rio de Janeiro e Niterói.

A Ponte Presidente Costa e Silva, mais popularmente conhecida como Ponte Rio–Niterói, é a maior ponte brasileira. Com 13 290 metros de extensão, a ponte atravessa a baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, e liga a cidade do Rio de Janeiro a Niterói.

Tempo de travessia da Ponte Rio-Niterói é de 20 minutos.

Sempre que o vento direciona a ponte para uma direção, a mola é responsável para direcionar a estrutura para o lado oposto. O projeto foi desenvolvido pela Coppe UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Desde dezembro de 2020, a Ponte Rio-Niterói tem novas regras para passagem de caminhões. No sentido Rio de Janeiro, caminhões com dois eixos não podem trafegar das 4h às 10h nos dias úteis. Já os veículos de cargas com três ou mais eixos podem passar na Ponte todos os dias, exceto das 4h ao meio dia.