Quantas pessoas formadas em direito tem no Brasil?

Perguntado por: rgentil . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante do mundo. Ao todo cerca de 1,3 milhão de advogados exercem regularmente a profissão entre 212,7 milhões de pessoas (IBGE).

O Brasil tem mais faculdades de Direito do que todos os países no mundo, juntos. Existem 1.240 cursos superiores para a formação de advogados em território nacional enquanto no resto do planeta a soma chega a 1.100 universidades.

Ainda bem que o campo jurídico é bastante amplo, o que diminui um pouco a concorrência por uma vaga de emprego. Por mais que existam muitos profissionais formados em Direito, a abrangência garante um número suficiente de oportunidades de emprego. Basta correr atrás!

Nove em cada dez instituições que oferecem o curso de direito no Brasil aprovam menos de 30% dos seus alunos no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Só 5,4% das instituições avaliadas consegue aprovar pelo menos metade dos seus alunos na prova.

Bacharel em Direito está entre os 1,3 milhão de desempregados com ensino superior: 'não dou uma de coitadinho, tenho saúde para trabalhar'

Segundo a OAB, cerca de 108 mil pessoas se inscreveram para o exame. Bacharéis que prestaram o V Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo, neste domingo (30), consideraram a prova "razoável" e afirmaram que a matéria mais complicada foi a de direito constitucional.

Existem vários tipos, com duração entre 6 meses e 4 anos. Parece muito para quem já concluiu uma graduação de 5 anos, mas o mercado é bastante promissor para algumas áreas de atuação específica do profissional de Direito, como a tributária e a trabalhista.

Dependendo do seu dia a dia, flexibilidade, rotina e capacidade de gerenciar várias cadeiras, pode ser possível se formar em um prazo um pouco menor. Apesar de não ser uma tarefa impossível, é pouco provável que você consiga concluir seus estudos em menos que cinco anos, especialmente se você trabalhar.

No topo da lista, aparece o advogado tributarista. O prestígio — e a alta remuneração — são perfeitamente explicáveis. Afinal, o profissional especializado nessa área orienta as empresas quanto ao pagamento correto de tributos, evitando multas e outras sanções que ela pode ter por não acertar as contas com o fisco.

Conheça os ramos do direito que estão em alta no mercado jurídico

  • Direito Ambiental. Um dos ramos do direito mais promissores e em plena expansão é o Direito Ambiental. ...
  • Direito Concorrencial. ...
  • Direito Digital. ...
  • Direito da Infraestrutura.

A magistratura está entre as áreas do Direito mais desejadas pelos estudantes. Os profissionais da área, também conhecidos como juízes, são responsáveis pelo acompanhamento e interpretação de processos judiciais, condução de audiências e julgamentos. Assim como também podem delegar funções e processos administrativos.

Com apenas 13,35% de aprovação na primeira fase, o XXIII Exame de Ordem luta pelo posto de prova da OAB mais difícil.

Estatísticas do Exame de Ordem: matérias que mais reprovam
A disciplina com menor rendimento é Filosofia do Direito (31,7%). A matéria é seguida por Direito Empresarial, com 32,7%, e por Direito Internacional (35,7%).

O melhor desempenho foi da Universidade Federal do Espírito Santo com 80,80% de aprovação, seguido pela Universidade Federal de Pernambuco (78,57) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (77,89). A média de aprovação do V Exame da OAB foi de 24,5% dos candidatos.