Quantas pessoas estão na fila de espera do SUS?

Perguntado por: rcapelo . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

SUS tem mais de 1 milhão de procedimentos em fila de espera; veja dados por estado. A primeira fase do programa, que será feita durante 2023, é voltada às cirurgias eletivas. No entanto, o plano também envolve consultas especializadas e exames complementares, partes que devem ser priorizadas nas próximas etapas.

Podem-se citar como caminhos para ampliar a oferta: as contratualizações com o setor privado ou filantrópico, a implementação de mutirões de procedimentos e cirurgias na rede própria, criação de terceiro turno para serviços cruciais onde haja maior estoque, contratação temporária e emergencial de profissionais, etc.

Em primeiro lugar está a escassez de recursos suficientes ou não previstos no orçamento, que está relacionado também à compra de medicamentos. A ausência dos especialistas seria um dos motivos para a demora, em média, de até três meses para a consulta com um ortopedista, por exemplo, como registrado no levantamento.

O Projeto de Lei 4431/20 obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a garantir a realização, em até 15 dias, de consultas agendadas pelo usuário com profissionais de saúde. O prazo máximo de espera cai para 3 dias se o agendamento for para idoso, doente crônico, gestante ou pessoa com necessidade especial.

O SUS apresenta três grandes problemas estruturantes: no plano da organização macroeconômica, a segmentação que conduz ao dilema entre a universalização e a segmentação; no plano da organização microeconômica, a fragmentação do sistema e seu modelo de gestão; e no plano econômico, o seu subfinanciamento.

30 minutos

De acordo com os autos, a referida multa foi aplicada em razão do descumprimento da Lei 2.547/2000 (Lei das Filas), a qual prevê tempo máximo de espera de 30 minutos para atendimento em hospitais públicos e privados, bem como a obrigatoriedade de afixação de cartaz ou informações sobre tempo máximo para atendimento e ...

37 dias

O site do Sisreg informa que o tempo médio para uma consulta com especialista, o é de 62 dias. Para um exame, a fila é de 37 dias mas, na prática, não o prazo pode ser ainda maior. Apesar da fila, nos hospitais, principalmente da rede federal, são centenas de leitos impedidos.

Não. Você tem que ser encaminhado por um médico da sua UBS para consulta com o especialista ou marcar um exame.

O Cartão SUS agiliza a marcação de consultas e exames, assim como o acesso a medicamentos. As secretarias municipais de saúde são responsáveis por fazer este cadastramento.

O SUS (Sistema Único de Saúde), embora criticado por problemas estruturais em seu sistema, foi defendido durante a pandemia no processo de vacinação da população.

Em situações de urgência como febres e infecções, por exemplo, também é possível utilizar o serviço de telemedicina (atendimento médico à distância), para ter um atendimento mais rápido, evitando as filas do pronto-socorro.

Embora haja profissionais e instituições com capacidade de promover tais cirurgias, eles não possuem credenciamento para atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O manifestante deve cadastrar a sua manifestação por meio dos canais disponíveis. Entrar em contato com o Disque Saúde – 136.

O Disque Saúde 136 funciona 24 horas e a ligação é gratuita.