Quantas pessoas entraram na terra prometida na Bíblia?

Perguntado por: ssouza . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

Os hebreus foram guiados por Abraão para migrarem da Civilização Mesopotâmica em busca de melhores pastagens e de terras mais férteis, se deslocando até a região da Palestina, em Canaã, “a terra prometida”.

No capítulo desta segunda-feira (22) de A Terra Prometida, o Brasil se emocionou ao ver a travessia do rio Jordão, momento em que Josué conduz o povo hebreu rumo a Canaã. Foram 12 as tribos de Israel que participaram dessa importante passagem bíblica.

O ÊXODO. Segundo a Bíblia, quando os hebreus deixaram o Egito, o faraó mudou de ideia e enviou 600 bigas para perseguir os escravos. Este número seria um exagero bíblico?

Saída do Egito: uma multidão de 2,5 milhões de pessoas, todos com um mesmo coração, regozijando-se com a libertação dada por Deus.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano. Ao longo do tempo, muitos nomes foram dados a esta área.

Quando chegaram a Canaã, os homens nascidos no deserto foram circuncidados, uma condição da posse da terra, e o povo celebrou a Páscoa, comemorando sua libertação do poder dos egípcios exatamente 40 anos antes. Capítulo 6 registra a vitória dos israelitas sobre Jericó, uma cidade bem fortificada perto do rio Jordão.

monte Nebo

O monte Nebo na Jordânia com cerca de 817 m de altitude, é mencionado na Bíblia como o local onde Moisés viu a Terra Prometida e onde morreu, sem chegar a entrar nessas terras, que viu ao longe.

Os hebreus migraram para Canaã, supostamente por um chamado de Deus, e depois de um tempo no Egito teriam penetrado lentamente na região. A história hebraica é dividida em três fases: dos patriarcas, dos juízes e dos reis. Por volta do século I d.C., começaram a fugir de sua terra por causa da perseguição dos romanos.

Para chegar a Canaã, a Terra Prometida, o povo terá que enfrentar uma última barreira: o Rio Jordão.

Deus estava entregando os inimigos nas mãos de Israel, e a vitória precisava ser completa. A coalisão dos amorreus tinha de ser liquidada. Por isso Josué, numa atitude extraordinária de fé, pediu ao Senhor algo impossível. Ele pediu mais tempo para a batalha, e isso só poderia acontecer se o dia fosse prolongado.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Introdução. Depois de cumprir o mandamento do Senhor de conquistar a terra prometida e destruir as nações iníquas que lá habitavam, Josué dividiu a terra entre as tribos. Josué reuniu os israelitas e os advertiu para que não se associassem às outras nações e não adorassem falsos deuses.

A tribo de José recebeu uma herança dobrada por causa da primogenitura. Essa herança dobrada foi dividida entre os dois filhos de José, Efraim e Manassés. Como resultado, esses dois filhos receberam o status de tribos separadas em Israel (ver Gênesis 48:5), formando um total de treze tribos de Israel.

A distância entre o Egito e a Terra Prometida ( Canaã ) é de 425 km.

Os exploradores de Canaã, enviados por Moisés, levaram 40 dias para explorar a Terra Prometida (Números 13,24); Quando há paz, no livro dos Juízes, a terra "sossega por 40 anos" (3,11; 5,32; 8,22);

Com certeza as caravanas daquele período faziam esse trajeto em cerca de 1 mês. Considerando essas evidências, é óbvio que por trás da narração bíblica existe algo mais do que uma simples história de uma viagem do Egito para a Terra Prometida.

Na passagem bíblica, a travessia do Mar Vermelho durou uma noite inteira. Ou seja, a duração de um tsunami não seria tempo suficiente para que todos os israelitas fugissem.