Quantas pessoas cabem em uma oca?

Perguntado por: rmarinho3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

no mínimo no mínimo cinco pessoas assim no máximo pode chegar a uma oca grande uma oca grande pode chegar no mar cem pessoas uma oca grão mais de 1 mil que.

Suas casas são chamadas de oguassu, maioca ou maloca (casa grande), cujo tamanho é de cerca de 150 metros de comprimento por 12 metros de largura. Cada maloca é dividida internamente em espaços menores, de mais ou menos 36 metros quadrados, onde reside uma família. Esse pequeno espaço recebe o nome de oca.

Portanto, uma reunião de ocas são chamadas de tabas.
Os povos indígenas são grupos étnicos que são os colonos originais de uma determinada região, em contraste com os grupos que colonizaram, ocuparam ou colonizaram a área mais recentemente.

O Código Civil vigente estabelece no art. 4§ único que a capacidade dos índios deve ser regida por lei especial, no caso, o próprio Estatuto do Índio, estipulando que somente será considerado capaz o índio “integrado”, pois este estaria, em regra, apto para exercer os atos da vida civil.

Oca é uma habitação típica dos povos indígenas. A palavra tem sua origem na família linguística tupi-guarani. As ocas são construídas coletivamente, ou seja, com a participação de vários integrantes da tribo. São grandes, podendo chegar até 40 metros de comprimento.

É uma espécie de casa de rezas dos índios da tradição guarani. Servem também para a realização de festas religiosas, cerimônias e rituais sagrados. Oca: a moradia mais comum entre os indígenas brasileiros. Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

Não possuem divisões internas ou janelas, apenas uma ou poucas portas, e servem de habitação coletiva para várias famílias. Oca é o nome dado à típica habitação indígena brasileira. O termo é oriundo da família linguística tupi-guarani.

1. Que não tem nada dentro; sem miolo. 2. [Figurado] Fútil, vão; sem juízo.

As formas das ocas também variam muito devido a cultura e costumes de cada grupo: podem ser circulares, retangulares, pentagonais, ovais, entre outras formas.

As ocas são unifamiliares e cada comunidade tem sua diferença na quantidade, qualidade e tecnologia arquitetônica na formação de sua comunidade. Quando alguma etnia não faz o uso de malocas, as ocas são ocupadas ao redor de um território afim de formar uma praça central.

As ocas localizam-se em torno de uma praça central, a ocara, onde são realizadas as festas, as danças e as cerimônias religiosas. A taba normalmente é protegida por uma cerca de troncos chamada caiçara. O comando da tribo é de responsabilidade do cacique.

Os índios moravam em ocas, onde dormiam em redes e esteiras. As ocas eram construídas de sapé ou de palmeira. Eram distribuídas em volta de um grande círculo, onde os índios faziam suas refeições e suas cerimônias religiosas.

O investimento per capita, se o valor for dividido pelos 800 mil indígenas que vivem no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de R$ 8,35. Isso significa que no período da pandemia, cada indígena recebeu R$ 0,07 por dia da Funai.

LEI Nº 6.001, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973.
Dispõe sobre o Estatuto do Índio. Art. 1º Esta Lei regula a situação jurídica dos índios ou silvícolas e das comunidades indígenas, com o propósito de preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e harmoniosamente, à comunhão nacional.

Segundo o instituto, há cerca de 900 mil índios no Brasil, que se dividem entre 305 etnias e falam ao menos 274 línguas.

O cacique é uma espécie de "chefe" político da tribo, responsável por organizar e cuidar de questões referentes aos índios, como o modo de vida, os rituais e até mesmo punições.

Continuar lendo Como se diz oca em tupi?