Quantas pessoas aguardam na fila do SUS?

Perguntado por: tveloso . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Dados mais recentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que até novembro de 2021, 92.396 solicitações aguardavam atendimento na Capital. O número é o maior desde janeiro de 2018, há quatro anos, quando havia 92.706 solicitações acumuladas.

As pesquisas poderão ser realizadas pelo documento do paciente (CPF), Cartão Nacional do SUS (CNS) ou por central de regulação e procedimento. As informações inseridas nas listas de espera e nas listas de pacientes agendados e atendidos serão atualizadas semanalmente (todas segundas-feiras).

Podem-se citar como caminhos para ampliar a oferta: as contratualizações com o setor privado ou filantrópico, a implementação de mutirões de procedimentos e cirurgias na rede própria, criação de terceiro turno para serviços cruciais onde haja maior estoque, contratação temporária e emergencial de profissionais, etc.

Segundo a Comissão de Saúde, um levantamento feito em novembro do ano passado identificou 315.134 solicitações de procedimentos pelo SUS. A espera é para consultas, exames e cirurgias.

Dados mais recentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que até novembro de 2021, 92.396 solicitações aguardavam atendimento na Capital. O número é o maior desde janeiro de 2018, há quatro anos, quando havia 92.706 solicitações acumuladas.

Acessando o site https://prefeitura.poa.br/saudecidadao, o cidadão confirma sua presença na consulta, bem como verifica a situação da sua solicitação, com informações sobre prioridade de atendimento classificada pelo regulador, tempo médio de espera para esta especialidade e a prioridade classificada, bem como o tempo ...

Para poder ser atendido pelo SUS, o cidadão precisa buscar as unidades de atenção primária (postos de saúde) geridas pelos municípios.

Demora no atendimento, falta de investimentos, equipamentos e médicos nos hospitais. Estas foram as principais reclamações dos usuários do sus nos últimos doze meses. Os dados são da pesquisa anual da Confederação Nacional da Indústria*, sobre a qualidade da saúde pública.

Atualmente, o SiSU realiza apenas uma chamada. Os candidatos com as maiores notas em cada curso são convocados e têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.

O CROSS não é uma fila de espera. A decisão de quem tem a prioridade é de médicos e segue de acordo com os prognósticos, ou seja, leva em conta o menor risco do paciente e a maior chance de alcançar o resultado com a utilização de determinado recurso.

Garantido no artigo 196 da Constituição Federal, o SUS é o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas - 80% delas dependem, exclusivamente, dos serviços públicos para qualquer atendimento de saúde.

Qualquer cidadão brasileiro pode utilizar o SUS, independentemente de qualquer contribuição. Ninguém precisa pagar para usufrui do SUS. O acesso não pode sofrer qualquer tipo de discriminação seja de raça, credo e condição financeira.

Conforme estabelecido, tem caráter universal e gratuito, isto é, todos os cidadãos têm direito à assistência pelo SUS, e todos os serviços são gratuitos.

Em casos de urgência e emergência, o paciente não deixa de ser atendido nas unidades públicas de saúde se não apresentar o cartão. Porém, para exames, consultas e cirurgias eletivas a apresentação é indispensável. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) faz um alerta para aqueles que ainda não possuem o cartão.

A criação do SUS aconteceu no contexto do fim da ditadura militar e diante de denúncias sobre a medicina previdenciária, como os seus custos. O sistema brasileiro foi inspirado no britânico, o NHS (National Health Service), que havia sido implantado 40 anos antes, após o fim da Segunda Guerra.

Perversas desigualdades no acesso e no uso dos serviços, longas filas de espera para consultas, mau atendimento, superlotação das emergências, escassez de recursos nas unidades de saúde, falta de leitos hospitalares e demora para a marcação de exames são alguns dos problemas.

Conheça 4 países com saúde pública gratuita (e que funciona)

  • Canadá O Canadá é um país muito receptivo. ...
  • Austrália. Considerada detentora de um dos melhores países com saúde pública gratuita do mundo, a Austrália disponibiliza o acesso aos serviços médicos para pessoas que vivem no País há, pelo menos, dois anos. ...
  • França.

A lista de espera do SiSU também vale para a segunda opção? Infelizmente, não. Você só pode se inscrever na lista de espera para as próximas chamadas usando a sua primeira opção!

O SiSU realiza apenas uma chamada regular feita pelo MEC, no próprio site da seleção. Os convocados devem se matricular dentro do prazo definido para que não percam a vaga.

MEC divulga terceira chamada neste domingo, 13
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação convoca neste domingo, 13, os candidatos selecionados em terceira chamada. Os estudantes selecionados terão os dias 15e 16 de fevereiropara efetuarem a matrícula nas instituições de ensino.

A solicitação poderá ser encaminhada por e-mail para helpdesk@cross.org.br ou por telefone: (11) 3130-6500 - Opção 1.