Quantas personalidades uma pessoa pode ter?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Geralmente pessoas com TDI possuem 2 a 5 personalidades, mas em alguns casos elas podem ter 10, 20, 30 ou até mais personas diferentes.

William Stanley Milligan, mais conhecido como Billy Milligan, foi um homem que intrigou os médicos de sua época. Isso porque Billy possuía 24 personalidades diferentes. Por mais estranho que isso possa parecer, se trata de um transtorno real, chamado transtorno de personalidade múltipla.

O transtorno de dupla personalidade inclui incapacidade de recordar eventos diários, informações pessoais importantes e/ou eventos traumáticos ou estressantes, todo os quais tipicamente não seriam normalmente perdidos com o esquecimento normal.

O TDI (Transtorno Dissociativo de Identidade) é uma condição de saúde mental que faz com que as pessoas criem duas ou mais personalidades distintas. Essas identidades controlam o comportamento de uma pessoa em momentos diferentes.

Na Psicologia, o alter ego é uma segunda personalidade de alguém, um outro eu inconsciente que se revela através de múltiplas identidades. Está associado à patologia "Transtorno Dissociativo de Identidade ".

Dupla personalidade ou TDI (transtorno dissociativo de personalidade) cientificamente falando, é um transtorno psicológico severo que se caracteriza por uma pessoa que apresenta duas ou mais personalidades, tais quais possuem suas próprias memórias, preferências, sentimentos, comportamentos e demais aspectos.

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos.

Esse, por muito tempo, foi o diagnóstico de Shirley Ardell Mason, a mulher que, supostamente, convivia com 16 personalidades em sua cabeça. Nascida e criada em Minnesota, nos Estados Unidos, a jovem teve uma infância complexa que, para muitos especialistas, pode ter levado ao Transtorno Dissociativo.

“Quem tem esquizofrenia não apresenta personalidades múltiplas. O que pode acontecer é os pacientes terem um comportamento diferente nos períodos mais complicados, tendo em vista que a doença em questão é crônica, ou seja, cursa com períodos de estabilização e crises”, afirma o psiquiatra Alexandre Proença.

Dificuldade em lembrar de eventos simples do dia a dia – a pessoa com transtorno dissociativo faz uma mudança do padrão cerebral com frequência.

A personalidade é formada na primeira infância, até os 2, 7 ou 14 anos, dependendo da linha de pesquisa. De acordo com Holland, ela é fruto da genética, das experiências nessa fase da vida e a influência das figuras parentais. Em síntese, o importante é que na vida adulta a personalidade está formada.

Um estudo concluiu que existe sobreposição diagnóstica em 54% dos diagnósticos envolvendo transtorno bipolar, transtorno de personalidade borderline e TDAH.

Quais são os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline e como identificá-los?

  1. Mudanças no humor e nos interesses. ...
  2. Sentimentos extremos. ...
  3. Instabilidade nos relacionamentos. ...
  4. Medo de abandono. ...
  5. Problemas de autoimagem. ...
  6. Impulsividade. ...
  7. Agressividade. ...
  8. Dificuldades para confiar.

Segundo informações da The Myers-Briggs Company, a personalidade de Comandante – que é a combinação dos critérios E (extroversão), N (intuição), T (racionalidade) e J (juízo) – é a mais rara do mundo. Normalmente ela está presente em somente 1,8% da população.

Na nossa listagem acima, você pode ter reparado que a personalidade ISFJ – O Defensor não apareceu. De acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, este é o tipo mais comum, sendo aproximadamente 13% da população mundial.