Quantas partes se divide a música?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Costumamos dizer que a música é dividida em 3 partes: Harmonia, Melodia e Ritmo e o estudo dos Intervalos Musicais trata de duas dessas partes, a Harmonia e a Melodia. O Ritmo também trata da combinação de sons, mas foca em sua duração e nas infinitas possibilidades de combinações.

Em qualquer lugar que você ler sobre música, irá encontrar a mesma definição: "a música é dividida em três elementos: melodia, harmonia e ritmo”. Mas o que é isso? Melodia é a organização simples de uma série de sons musicais, constituindo-se o elemento principal da música.

A combinação destes elementos é a base de qualquer composição. Há outros como: timbre, altura, tempo, altura, textura, forma, etc. No entanto se você quer iniciar o estudo musical deve começar pelos três primeiros.

Dentre eles se acham: ritmo, melodia, harmonia, timbre, textura e forma.

Confira os 7 estilos musicais brasileiros mais consumidos

  1. Sertanejo. ...
  2. Forró ...
  3. Samba. ...
  4. Bossa Nova. ...
  5. Funk. ...
  6. Rap. ...
  7. MPB.

Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

Há 3 partes principais de uma canção: o verso, o refrão e a ponte. Como dissemos, estes são os blocos da construção de uma composição.

No tempo composto as notas são agrupadas em grupos de três, isto quer dizer que se agruparmos seis colcheias em dois grupos de três, cada grupo terá a duração de uma semínima pontuada, ou seja um três tempo.

Melodia, harmonia e ritmo: os pilares da música.

Os fundamentos básicos da teoria musical são: Melodia. Harmonia. Ritmo.

A melodia é mais importante.
Não é por nada que parte importante dos instrumentos são melódicos, todos são capazes de produzir ritmo, mas poucos são capazes de produzir harmonia – e mesmo assim dividem seu tempo produzindo melodia.

Os elementos principais da música são 3, normalmente conhecidos como Melodia, Ritmo e Harmonia; porém, vamos acrescentar mais um, o Tempo ou Pulsação (Beat), que na verdade se refere ao Andamento (velocidade) em que os outros três são executados.

Melodia, harmonia e ritmo são três palavras que, geralmente, se referem a música. Mas diversas vezes, conversando com pessoas leigas e apreciadoras de música, percebo que não há certeza sobre o que essas palavras significam, como se dão nos sons.

De forma simplificada, os acordes são uma combinação de diversas notas tocadas simultaneamente. Estas notas, no entanto, não são combinadas aleatoriamente, existe por trás delas uma ordem e também uma lógica para que elas possam formar uma harmonia.

Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.

O ritmo é considerado como a ordenação do movimento e a alternação e proporção de valores de tempo entre as partes de um todo.

A harmonia musical é a combinação de notas de maneira organizada, para gerar sons que se equilibram entre si. Trata-se de um conjunto de sons dispostos em ordem simultânea ou sobrepostos concebendo o conceito de verticalidade em música, ou seja, som sobre som.