Quantas parcelas do imóvel vai para leilão?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A verdade é que não existe um prazo determinado pelas instituições financeiras para que um imóvel seja levado para leilão, mas, ao longo dos anos de experiencia, verificamos que este período varia entre três a cinco meses de atraso no financiamento.

Lembrando que é possível atrasar até duas parcelas sem que haja problemas. O contrato segue normalmente, caso seja feito o pagamento delas antes de vencer a terceira prestação.

A solicitação da Incorporação de Prestações em Atraso pode ser feita pelo App Habitação CAIXA, ou acessando o WhatsApp CAIXA 0800 104 0104 - opção 3.

O que fazer em caso de atraso das parcelas? Segundo a legislação brasileira, depois de 3 parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira pode tomar a casa. Mas não se preocupe! Esse tipo de situação não costuma acontecer com frequência.

Você precisa entrar em contato imediatamente com a instituição credora para negociar. Com 4 parcelas em atraso, é bem provável que seu veículo já esteja com mandado de busca e apreensão. Aliás, se for o caso, é necessário buscar a ajuda de um advogado, pois depois que o bem é apreendido fica bem mais difícil reavê-lo.

De qualquer forma, para poder negociar o saldo devedor com o município e evitar e suspender o leilão do imóvel, o proprietário terá de contar com a assessoria e o trabalho de um advogado especialista em suspensão de leilão imobiliário.

Você pode ir ao banco e perguntar, pedir documentos e saberá. Caso a instituição bancária imponha alguma dificuldade, você pode ir até o Cartório de Registro do seu imóvel e pedir uma certidão do bem.

Como negociar o financiamento habitacional da Caixa? Entrando em contato diretamente com o banco. Os telefones são: 4004-0104 (capitais) ou 0800 104 0104 (demais cidades), de segunda a sexta (dias úteis), no horário entre 8h e 20h. Também é possível ir até a sua agência ou acessar o site.

E a resposta é simples. Você não perde o lote porque ele nunca foi seu. O que você tem é a posse direta do imóvel e a expectativa de ser o dono dele quando terminar de pagar.

Sabe aquele seu bem imóvel, alienado fiduciariamente ao Banco ou Financiadora, que o credor levou ou quer levar a leilão para saldar sua dívida? Dependendo da maneira com que o leilão for executado, todo o procedimento é nulo, e o imóvel pode retornar para você.

A retomada do imóvel pode ser realizada se não houver o pagamento das parcelas mensais. Os contratos variam (a legislação não define), mas é mais comum que se estabeleça o número de três cotas não pagas para que se inicie o processo.

Legalmente, basta que apenas uma única parcela esteja em atraso para que o banco ou financeira tenha o poder de mover uma ação de busca e apreensão.

Passado o prazo, o imóvel vira propriedade do banco e segue para leilão, explica Luz, da Amspa. O valor obtido no leilão servirá para pagar a dívida com o banco e o restante é devolvido para o mutuário.

Então, respondendo de forma mais clara a pergunta inicial, podemos afirmar que sim: É possível desistir do imóvel financiado pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

O que fazer quando não consegue pagar um financiamento?

  1. Faça renegociação.
  2. Transferir o financiamento.
  3. Troque o veículo.
  4. Refinanciar o veículo.
  5. Vender o bem alienado.

Se você financiou um imóvel e quer vendê-lo antes de quitar todas as parcelas, saiba que SIM, você pode vender o seu imóvel financiado. A venda de um imóvel financiado ou até mesmo com um consórcio em andamento pode ser feita a qualquer momento, como se o imóvel estivesse livre e desimpedido.

As taxas de juros da instituição ainda são flexíveis e competitivas com o mercado. No início de 2023, o mercado imobiliário teve movimentações importantes. A Caixa fez mudanças no financiamento, facilitando o programa Minha Casa, Minha Vida, e ajustou os juros para o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Sim, você pode financiar dois ou mais imóveis ao mesmo tempo. Não existem limites em relação à quantidade de crédito imobiliário. Contudo, você pode enfrentar algumas dificuldades em relação ao limite das parcelas. Lembra que a prestação do financiamento não pode ultrapassar 30% da sua renda mensal?

Sim, é possível! A portabilidade de financiamento imobiliário é a transferência de uma dívida de um banco para outro. Geralmente, isso acontece após uma outra instituição oferecer melhores taxas de juros do que as que estão sendo pagas.

O parcelamento será rescindido quando houver: a falta de pagamento de três parcelas, consecutivas ou não; ou • a existência de saldo devedor, após a data de vencimento da última parcela do parcelamento.