Quantas parcelas atrasadas do Fies suja o nome?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Na dívida do FIES, porém, o processo é diferente: após cinco anos de débito pendente, o nome do inadimplente continuará negativado e ele ainda corre o risco de ter bens apreendidos e bloqueados para saldar seu débito com o Governo Federal.

O que acontece se o FIES não for pago no prazo estipulado? Se o estudante que fez o contrato ficar em situação de inadimplência no FIES, terá que arcar com multa estabelecida em contrato regido pela Lei nº. 13.530, de 07 de dezembro de 2017. Se não conseguir pagar os boletos em dia, o contrato é cancelado.

Se você não quitar os seus débitos, mesmo após cinco anos, seu nome continuará na lista de inadimplentes. No Fies, a lógica é diferente: quanto mais tempo passa, maiores são as chances de ter seus bens apreendidos ou bloqueados para quitar a dívida, já que ela é ligada ao Governo Federal.

Toda pessoa beneficiária do FIES deve ficar atenta à sua situação de pagamento, por isso, vamos te mostrar como consultar a dívida FIES 2023 e evitar a inadimplência. Para consultar sua dívida com o Fundo de Financiamento Estudantil, basta ter acesso a internet e acessar o “SisFies”.

Quem tem interesse em receber o perdão da dívida do FIES deve procurar os canais de atendimento disponibilizados pelos agentes financeiros que formalizaram o contrato do financiamento. Nesses espaços, o estudante terá formas facilitadoras de pagamento com perdão de uma parte considerável da dívida.

BAIXO RENDIMENTO
Não obtenção de aproveitamento acadêmico em pelo menos 75% das disciplinas cursadas a cada semestre.

Conforme a decisão, o Fies se encaixa em artigo do Código de Processo Civil (CPC) que prevê a impenhorabilidade dos recursos públicos recebidos por instituições privadas para aplicação compulsória em educação, saúde ou assistência social.

O máximo de atraso que pode acontecer representa o não pagamento de três parcelas. A partir disso, a pessoa deve receber uma notificação extrajudicial para que quite toda a dívida ou faça uma negociação com o seu banco em até 15 dias.

No momento em que você está com o “nome sujo”, negativado por alguma dívida pendente, é praticamente impossível conseguir financiar imóvel. Como uma das etapas é a verificação de crédito, os bancos dificilmente liberam uma aquisição de bem com valor agregado tão alto para quem está com pendências.

A principal solução para regularizar a inadimplência na faculdade, é comparecer pessoalmente até a instituição de ensino, procurar o setor financeiro e tentar um acordo de renegociação. Na maioria dos casos, eles apresentam boas possibilidades de parcelamento da dívida que cabem no seu bolso.

O “perdão” deverá valer para quem tem débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023, conforme minuta de uma medida provisória em discussão no governo e obtida pela CNN.

Estudantes com parcelas em atrasos a mais de 90 dias em 30 de junho de 2023. Parcelamento em até 150 parcelas mensais, com redução de 100% de juros e multas.

Onde solicitar a renegociação FIES em 2023
A renegociação pode ser feita através do site do FIES ou nas agências da Caixa Econômica Federal. Além disso, você também consegue acessar a opção “Renegociação Fies” no próprio aplicativo do FIES. Depois, basta pagar o boleto FIES da Caixa.

As renegociações podem ser feitas tanto na Caixa Econômica Federal quanto no Banco do Brasil.

  1. Caixa Econômica Federal: pode ser feita pelo aplicativo “FIES Caixa” ou pelo Sistema de Financiamento Estudantil.
  2. Banco do Brasil: pode ser feita pelo aplicativo BB ou em uma das agências do banco.

Essa é uma das preocupações de quem pensa em fazer o FIES, mas não sabe se terá um bom emprego para pagar as parcelas do financiamento depois de se formar. A boa notícia é que a dívida do FIES pode ser paga com trabalho.

Esperar até o próximo semestre e tentar o FIES novamente
Elas sempre acontecem depois de sair o resultado de outro programa do governo federal, o ProUni. Aliás, essa pode ser uma boa alternativa: tentar o ProUni no semestre seguinte.

O aditamento semestral do FIES é requisito obrigatório para a continuidade do financiamento. O estudante que não fizer a renovação a cada semestre terá seu contrato cancelado. O aditamento precisa ser feito semestralmente, mesmo que a matrícula do curso aconteça uma única vez ao ano.

Então, quem tem dívida com o FIES pode, sim, ficar com o nome negativado por causa do financiamento. Afinal, trata-se de um débito como qualquer outro e precisa ser pago em dia. Ao falar de “nome sujo”, é importante esclarecer a origem dessa expressão.

O Projeto de Lei 237/23 prevê anistia ao estudante que possua débitos vencidos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não pagos até 31 de dezembro de 2022. Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, a anistia incluirá juros, multas e encargos e independerá de manifestação expressa do beneficiário.