Quantas parábolas tem em Lucas?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

O Evangelho de Lucas contém vinte e nove das quarenta parábolas atribuídas a Jesus nos Evangelhos.

Estudo das parábolas de Jesus - Os evangelhos relatam 48 parábolas: Lucas mostra 34, Mateus 25, Marcos 7 e João apenas 2. Os evangelhos relatam 48 parábolas apresentadas por Jesus.

Nos Evangelhos sinópticos, as parábolas e ditos parabólicos proferidos por Jesus somam em torno de 40, ou seja, representam a terça parte de todas as palavras dele que foram registradas nas quatro biografias, de acordo com alguns estudiosos, tornando as parábolas uma importante característica do discurso de Jesus.

Jesus explica por que Ele ensina com parábolas — Ele conta a parábola do semeador, a do trigo e do joio, a do grão de mostarda, a do fermento, a do tesouro escondido no campo, a da pérola de grande valor e a da rede lançada ao mar — Um profeta não é honrado por seu próprio povo.

Destes, 330 versículos são comuns aos três Evangelhos. Se pensarmos no Evangelho segundo Marcos, que é menor, 90% de seu material pode ser encontrado em Mateus (600 versículos) e 60% em Lucas (350 versículos). Há também uma parte comum a Mateus e Lucas (240 versículos), não presente em Marcos².

11 parábolas bíblicas que ensinam virtudes às crianças.

As três parábolas aqui relatadas são entre as mais conhecidas da Bíblia – geralmente chamadas (com razão ou não) “A Ovelha Perdida”, “A Moeda Perdida” e “O Filho Pródigo”.

A Ovelha Perdida

A Primeira Parábola: A Ovelha Perdida.

Conforme ofereci durante o Debate no Vejam Só, segue a relação com todas as 41 PARÁBOLAS da bíblia sagrada, sendo 2 parábolas no Antigo Testamento e 39 no Novo Testamento, e mais a famosa e polêmica história contada por Jesus, sobre “Rico e Lázaro”..

A Coleção Parábolas reúne oito das mais encantadoras parábolas contadas por Jesus e registradas nos Evangelhos: o bom samaritano, o semeador, os talentos, a moeda perdida, a ovelhinha perdida, o grão de mostarda, o filho pródigo, o fariseu e o publicano.

1. Narração alegórica que envolve algum preceito de moral, alguma verdade importante. 2. [ Geometria ] Curva plana cujos pontos distam igualmente de um ponto fixo (foco) e de uma recta fixa ( directriz ).

Em Mateus temos 18 parábolas, sendo 11 exclusivas. Lucas relata 22, das quais 7 delas também figuram ou fazem consonância de relato com as de Mateus; as outras 15 parábolas restantes em Lucas só aparecem em seu próprio evangelho.

Porque ao que tem lhe será dado (ainda mais), e terá em abundância, mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo em parábolas, porque vendo não vêem, e ouvindo não ouvem nem entendem.

A palavra parábola vem do grego parabole, que em sua etimologia significa “comparação”, “colocar as coisas lado a lado” ou “fazer um paralelo”. Podemos definir uma parábola bíblica como sendo uma narração simples e objetiva. A finalidade das parábolas bíblicas é ensinar uma verdade moral ou espiritual.